O Tocantins recebeu nesta quarta-feira (8) mais 35 mil doses da vacina contra a febre amarela do Ministério da Saúde. A Secretaria Estadual da Saúde disse que as vacinas recebidas para o mês de janeiro tinham acabado. Por causa disso, os estoques estavam zerados.
Durante a manhã, moradores de Palmas relataram a falta de vacina em unidades de saúde da capital. A Prefeitura de Palmas havia confirmado a falta de vacinas, mas disse que solicitou ao Estado seis mil doses.
A falta do medicamento pode ser explicada por causa da procura que triplicou nos postos, após um surto da doença causar mais de 20 mortes em Minas Gerais e em São Paulo.
Em entrevista à TV Anhanguera, a enfermeira da Gerencia estadual de imunização da Secretaria da Saúde, Greicy Rivello, disse que o estoque realmente estava zerado, mas as novas doses são suficientes para atender todo o estado.
Segundo a Sesau, Palmas receberá as seis mil doses solicitadas e as demais serão enviadas para os demais munícipios.
Entenda
Um morador de Palmas, que preferiu não se identificar, disse que ainda não conseguiu se vacinar. “Eu fui na unidade de saúde da quadra 210 Sul e eles me informaram que não tinha dose. O meu cartão está desatualizado. É a segunda vez que eu tento e não consigo me vacinar”, disse.
Servidores da unidade de saúde Loiane Moreno, localizada na quadra 210 Sul, confirmaram a falta de doses. Mas a agente comunitário Edileusa Lima disse que muitas pessoas conseguiram a imunização nesta manhã.
Edileusa faz um trabalho nas ruas de Palmas com visitas domiciliares e disse que muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto. “Nós tiramos muitas dúvidas. Vejo também que muitas pessoas procuram os postos, mas já têm as duas doses que são suficientes e não precisam se vacinar”, disse.