O Tocantins foi um dos primeiros estados a apresentar um Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19. A Secretaria Estadual da Saúde e dispõe de estoque de seringas e da logística definida para agilizar a entrega das doses aos 139 municípios.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, explicou durante o início de vacinação que as 44 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde serão utilizadas na aplicação das primeira e segunda doses. Segundo ele, a expectativa é que os lotes sejam enviados em um curto espaço de tempo para atender novos grupos prioritários, provavelmente profissionais da educação, segurança e aqueles privados de liberdade.

O secretário ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

Para facilitar a logística, foram criados dois centros de distribuição, em Palmas e em Araguaína. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

O governo ainda não informou números para cada público prioritário nem para cada cidade. A Gazeta busca estes dados.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.