Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

A Gazeta conversou na manhã desta quinta-feira, 29, com comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva.

Indagado pela nossa equipe sobre se o efetivo está conseguindo lidar com a quantidade de focos no Estado, Leandro contou que o Corpo está usando todos seus agentes, até da parte administrativa. “Juntamos nossos brigadistas, do Naturatins, IBAMA e mais os 64 grupos dos municípios. Estamos dando conta do recado”, contou.

Sobre a escala, o coronel destaca que estão seguindo a lei padrão do Corpo de Bombeiros. O mínimo de descanso é o dobro do que o agente trabalhou. “Se um bombeiro trabalhar 24 horas seguidas, ele tem 48 horas de descanso”, explicou.

Sobre as dificuldades do combate aos incêndios, Leandro conta que o mais difícil são o acesso aos locais. “Aqui tem muita Serra, mas temos o helicóptero da Segurança Pública, que está nos ajudando”, destacou.

“Outra dificuldade é o terreno. Nossa vegetação está muito desidratada, seca, criando labaredas muito altas, que são mais difíceis de combater”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros.