Nesta quinta-feira, 09, uma tempestade atingiu o distrito de Taquaruçu e chácaras que ficam no entorno e os moradores foram prejudicados. Ao menos oito famílias precisaram usar desvio de dois quilômetros porque uma ponte sobre o rio Taquaruçuzinho caiu em uma das estradas vicinais da região.

“Agora de manhã que eu consegui sair por um vizinho. Passei dentro de curral, dentro de um monte de coisa, pedra, para poder chegar aqui agora”, conta o agente de polícia César Augusto Duran. Ele passou pela TO-030 que foi liberada após também ficar alagada durante parte da tarde.

Além da dificuldade com o transporte, outros moradores também tiveram prejuízos no campo. Na chácara do Lourival Barbosa, vários canteiros de coentro, que são a fonte de renda da família, foram destruídos pela inundação.

“Nós estávamos olhando o leito do rio ali, preocupados com ali. Mas ela [a água] veio por trás aqui. Aí pegou e destruiu tudo aqui, esses canteiros”, contou ele.

A situação assustou mesmo os moradores mais antigos do distrito. “Essa foi a primeira que veio dessa situação. Nós nunca tínhamos visto”, disse a aposentada Geralda Borges, que mora no local há 30 anos. Parte dos moradores chegou a ficar sem água pelo rompimento de um duto, mas a situação foi normalizada horas depois.

A Prefeitura de Palmas disse que faz a limpeza das bocas de lobo em Taquaruçu constantemente e que os moradores que perderam plantações devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município para que eles ajudem na recuperação. Ainda não há previsão para o conserto da ponte que caiu.

fonte: TV Anahnguera