Conteúdo Gazeta do Cerrado

A empresa, que é especializada no gerenciamento e produção de conteúdos digitais, vai mostrar o PAT Cerrado Tocantins, o qual foi considerado prioritário para a conservação de espécies ameaçadas, compreendendo 22 municípios que vão do extremo leste do estado, região das Serras Gerais do Tocantins, passando pela região de Natividade até as proximidades do rio Tocantins, onde o acompanha do município de Peixe até Miracema do Tocantins, totalizando uma área de 3.721.203,59 hectares ou mais de 37 mil km2.

A produção de conteúdos digitais e sua divulgação contribuem para a divulgação das ações do PAT Cerrado Tocantins, bem como de uma região pouco conhecida para fins de pesquisa e conhecimento científico.

Na coordenação do trabalho está o sócio proprietário, publicitário e especialista em jornalismo ambiental e cultural da Raka, Marco Jacob, que  falou sobre a nova produção. “É uma honra poder participar de um projeto que tem como ideal ajudar na preservação  e até recuperação das espécies ameaçadas de extinção no Brasil e no Tocantins. Poder ajudar, divulgar e incentivar de alguma forma as pessoas, o público, as crianças e mostrar o trabalho que vem sendo realizado  pelo Naturatins aqui no estado é uma honra e uma alegria muito grande. Trazer luz a essas espécies e poder ajudar o mínimo que seja, na conservação das espécies e recuperação delas para o meio ambiente faz parte do nosso propósito enquanto uma empresa de comunicação

O projeto

O Projeto Pró-Espécies é coordenado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e financiado pelo Global Environment Facility (GEF – www.thegef.org). A agência implementadora do projeto é o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e o WWF-Brasil foi selecionado para atuar como a agência executora do Pró-Espécies, sendo, portanto, o responsável pela execução técnica e financeira dos recursos do Projeto, integrando União, estados e municípios na implementação de políticas públicas em pelo menos 12 áreas-chave para conservação de espécies ameaçadas de extinção, totalizando 9 milhões de hectares.

O Plano de Ação para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Cerrado To- cantins (PAT Cerrado Tocantins) surgiu no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção coor- denado pelo Núcleo Operacional do Projeto no Es- tado, localizado no Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS) e assessorado por instituições e mem- bros da comunidade.

As atividades elencadas, ao longo de um processo que percorreu os anos de 2019 e 2020, a fim de reduzir as extinções das espécies e os detalhes de suas execuções foram então elencadas neste Sumário Executivo, e aprovadas através da Portaria NATURATINS em 08 de 03 de Julho de 2020. Ain- da neste Sumário são apresentadas informações bá- sicas sobre as espécies prioritárias para estas ações, denominadas Espécies Focais. A maior parte destas espécies foi avaliada como criticamente ameaçada de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente e não são protegidas por nenhuma Unidade de Conservação ou algum outro instrumento de conservação.

O Projeto “Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas” – Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Am- biente (MMA), financiada pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), que tem como agên- cia implementadora o Fundo Brasileiro para a Biodi- versidade (Funbio) e agência executora o WWF-Brasil. O Projeto Pró-Espécies envolve diversas institui- ções como o Instituto de Pesquisas Jardim Botâni- co do Rio de Janeiro (JBRJ), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e órgãos ambientais estadu- ais de 13 estados da federação, que atuam na elabo- ração e implementação de Planos de Ação Territoriais para grupos de espécies e territórios definidos como prioritários após a avaliação nacional das espécies ameaçadas de extinção, definidas por meio das Por- tarias MMA no 443, 444 e 445 do ano de 2014.

O Território Cerrado Tocantins foi considerado prio- ritário para a conservação de espécies ameaçadas, compreendendo 22 municípios que vão do extremo leste do estado, região das Serras Gerais do Tocantins, passando pela região de Natividade até as proximida- des do rio Tocantins, onde o acompanha do município de Peixe até Miracema do Tocantins, totalizando uma área de 3.721.203,59 hectares ou mais de 37 mil km2. O território apresenta elevada variação de altitude de mais de 900 metros na porção sudeste do estado a menos de 200 metros acima do nível do mar nas pro- ximidades da calha do rio Tocantins.