Universidade Federal do Tocantins – Foto – Sucom UFT
Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado
Estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UTF), estão se mobilizando e pedindo que a comunidade acadêmica e os tocantinenses votem na inclusão da construção do Hospital Universitário da UFT (HU-UFT), no Plano Plurianual do Governo Federal.
O representante do Centro Acadêmico de Medicina, Lucas Scalia Lacerda Passos, explicou que se construída, a unidade hospitalar vai atender cerca de mil pacientes diariamente e terá capacidade para 400 leitos de UTI.
“O HU-UFT foi projetado para atender, de maneira gratuita, cerca de 1000 pacientes diariamente, com capacidade total de 400 leitos hospitalares, incluindo 30 leitos de UTI e 16 salas de cirurgia. Isso reduziria de maneira significativa a dependência do Hospital Geral de Palmas e a superlotação dos serviços públicos de saúde no estado”, ressaltou.
Lucas explicou ainda que o terreno para a construção do hospital já existe em Palmas e a UFT está em processo de negociação para readquirir com o Estado, a mesma área que havia sido doada em 2015.
O representante do C.A disse também que A UFT está buscando agora, recursos financeiros para o início das obras.
“O hospital ofertaria, ainda, cerca de 2800 novos empregos na região, com abertura de vagas de concurso em diversas áreas. Contaria, também, com estrutura para oferecer especialidades inéditas no Tocantins, bem como realizar procedimentos que até o momento não são ofertados no estado, como transplante de fígado e de coração”, disse.
Votação popular
A construção do HU-UFT já é apoiada por parlamentares e políticos tocantinenses e agora precisa do voto popular, para ganhar notoriedade e entrar no Plano Plurianual Federal dos próximos três anos.
Para votar basta entrar no site https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/3394 e demora menos de um minuto.