Buscando despertar o interesse dos estudantes pela produção textual de gêneros diversos, o Colégio Cristo Rei, de Pedro Afonso, e o jornal Centro Norte Notícias, promoveram a 6ª edição do concurso de redação: Educação e Jornalismo. A premiação dos vencedores ocorreu nesta sexta-feira, 21 de outubro.
O concurso, que não era realizado há dois anos, em virtude da pandemia da Covid 19, contou, nesta edição, com 298 inscritos. As redações foram produzidas pelos estudantes do Ensino Médio nos gêneros narração, memórias e dissertação.
Os autores dos melhores textos foram premiados com notebooks. A vencedora na modalidade dissertação foi Amanda Vieira, que cursa a 3ª série do Ensino Médio. Para ela, a produção de textos é uma atividade prazerosa e transformadora. “O concurso é a antecipação do gosto de passar em um vestibular. Escrever é uma oportunidade de mudar a vida, tanto a nossa como a de quem nos circunda”, disse.
O professor Marcos André, um dos idealizadores do certame, destacou a relevância do concurso para o desenvolvimento dos educandos. “Vejo esse concurso como uma forma de incentivar os estudantes a buscarem progredir no aprendizado e de transformar suas vidas”, pontuou. Visão compartilhada pelo diretor regional de Educação de Pedro Afonso, Neurisvaldo Amorim. “Hoje estamos assistindo a escola ser, de fato, palco de transformações. São alunos construindo realidades melhores”, disse.
Conforme o jornalista e editor-chefe do Centro Norte Notícias, Fred Alves, nas seis edições do concurso, promovidas com parcerias públicas e privadas, já foram inscritas mais de 2 mil redações. “Essa iniciativa me deixa extremamente feliz, porque nos possibilita incentivar os alunos a mergulharem na prática da escrita”, pontuou.
Confira a lista dos vencedores
Narração
1° lugar: Ana Luísa Bezerra Pinheiro
2° lugar: Nicolly Alves Nunes
3° lugar: Elayne Rocha Pinto
Memórias
1° lugar: Thayane Aires Lopes
2° lugar: Gabriele Portilho Vieira
3° lugar: Kauê Vinícius Ramos
Dissertação
1° lugar: Amanda Silva Vieira
2° lugar: Ilda Nicolle Lucas de Oliveira
3° lugar: Luiz Filipe Cavalcante