Entidades pendem o adiamento do Enem 2020

Nesta quarta-feira,1º a União Nacional dos Estudantes (UNE) lançou a hashtag #AdiaEnem junto com estudantes secundaristas criticando a manutenção do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pedindo o adiamento das provas. Um site lançado no mesmo dia já colheu mais de sete mil assinaturas em um abaixo-assinado a favor da suspensão do edital do exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplica o Enem, publicou nesta terça-feira o edital com o cronograma das provas. As inscrições começam no dia 11 de maio e vão até o dia 22 do mesmo mês.

Embora grande parte das redes de ensino do país estejam com aulas suspensas há mais de 15 dias, o governo manteve a data da prova para os dias 1o e 8 de novembro, no caso do exame impresso; e 11 e 18 de outubro para o Enem digital.

Leia mais sobre o assunto – Inep divulga cronograma do Enem 2020; Inscrições começam em maio

União Nacional dos Estudantes

Presidente da UNE, Iago Montalvão explica que a hashtag surgiu quando os estudantes começaram a questionar a manutenção do exame por que a entidade pede o adiamento da prova:

Rede social é uma forma de pressão, principalmente diante do isolamento — diz.

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Para o líder da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Pedro Gorki, a decisão do Ministério da Educação vai acenturar a desigual educacional no país:

— Manter o cronograma do vestibular é uma irresponsabilidade, principalmente no momento em que as aulas estão suspensas para a garantia de nossa vida por conta da Covid-19. Além de contribuir para acentuar a desigualdade educacional, porque nem todos poderão se preparar igualmente para o exame nesse momento de isolamento, segregando ainda mais quem pode e quem não pode ter acesso à universidade — diz.

Para estudante, decisão é ‘inconsequente’

O estudante Felipe Rocha, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Minais Gerais, ficou surpreso com a decisão do ministério:

— É uma falta de respeito da pasta com os estudantes secundaristas de escolas públicas, porque não é todo mundo que tem a condição de bancar um cursinho online. Além disso, nós não estamos tendo aulas pela internet.

O sentimento foi compartilhado por Gabriel Cordeiro. Para ele, que é membro do coletivo RUA e aluno do curso técnico em eletrotécnica na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, no Rio, manter a prova é uma “atitude arriscada e inconsequente”

— Se um evento importantíssimo como as Olimpíadas foram adiadas, podemos adiar o vestibular e cuidar dos jovens.

A estudante Nadine Dutra Vieira, da Escola Estadual José Alvarez Filho, que fica na cidade mineira de Guarani (MG), explica que a decisão colabora com a desigualdade:

— Na minha escola só tivemos uma semana de aula completa devido a vários problemas como enchentes, greves e agora a pandemia. As pessoas não serão prejudicadas igualmente — desabafa.

Resultado da prova pode ser afetado, diz educador

O filósofo e educador Emanoel Taboas reflete como a divergência de oportunidades pode afetar o resultado da prova:

— Dou aula em uma instituição privada e outra pública. Na privada, desde o primeiro dia da quarentena, os alunos estão tendo aulas online, com todo o apoio tecnológico possível. Na rede pública, o governo ainda tenta viabilizar uma plataforma para que os alunos possam ter aula. Cada vez está mais discrepante a notória a vantagem de quem tem mais condições de estudos a distância nesse momento daqueles que não têm nem água pra lavar a não em casa — diz.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, defendeu em um vídeo divulgado no canal oficial do instituto, a publicação do edital do exame no momento atual. Segundo Lopes, o Enem é uma longa jornada com várias etapas, incluindo a isenção de taxa e a inscrição. A partir da matrícula, o Inep saberá quais recursos especiais o participante precisará no dia da prova.

— A importância da publicação dos editais é para começar essa jornada. É importante tranquilizar o participante que vai ter Enem — afirmou no vídeo.

O GLOBO questionou o MEC sobre a manutenção do calendário do Enem, mas a pasta informou que não vai comentar o assunto.

Fonte: Yahoo Notícias

#SóNaGazeta
#AdiaEnem
#MEC
#Coronavírus