Texto: Philipe Bastos
A primeira conquista do Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) veio no final da tarde desta quarta-feira, 14. Após bater a dupla do Espírito Santo, a equipe tocantinense conquistou uma vaga nas semifinais do Badminton e garantiu a medalha de bronze na modalidade. Agora, a expectativa é pela disputa contra Pernambuco para conseguir uma vaga na grande final da maior competição interescolar do Brasil.
Na partida válida pelas quartas de final, a dupla formada pelos alunos Thiago Lima e Alechandre Ribeiro, da Escola Estadual Carmênia Matos Maia, de Porto Nacional, venceu o time capixaba por dois games a zero, com parciais de 21×06 e 21×12. Com a vitória, os atletas do Tocantins conquistaram uma vaga nas semifinais da modalidade e, de quebra, garantiram a medalha de bronze, uma vez que no Badminton são premiados até os atletas que ficaram na quarta colocação.
Para Alechande Ribeiro, a conquista foi muito importante, pois demonstrou que os treinamentos foram bem realizados e a preparação para os Jogos foi seguida. “Foi muito bom vencer e passar para a semifinal, mas agora é pensar em ganhar novamente, passar para a final e, quem sabe, levar o ouro”, destacou.
Na próxima fase do torneio, a dupla tocantinense irá encarar a forte dupla de Pernambuco e a disputa promete ser dura. Para o técnico da equipe de Badminton do Tocantins, Adaziel Medrado, o momento agora é de manter a concentração nos Jogos, apesar da alegria pela conquista da medalha.
“Os meninos entraram em quadra muito concentrados e fizeram uma partida muito boa. Agora já temos o bronze garantido e temos uma partida muito importante na semifinal para disputarmos a vaga na final e, se tudo der certo, vencermos conquistarmos o ouro e a vaga na primeira divisão”, ressaltou
Outras modalidades
No Atletismo, o Tocantins ainda terá finais a disputar na pista da Universidade Federal do Paraná com Paulo Ricardo Santos, da Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, de Palmas, nos 75m rasos e com Rafael Zarantonello, da Escola Estadual Ana Amorim de Pedro Afonso, no Lançamento de Dardo.
Já no Tênis de Mesa, a dupla formada por Anna Clara Lisboa Lima, do Colégio Integração Vozes Ativas, de Palmas, e Emília Vitória Sousa, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Aragominas, chegaram até as quartas de final na modalidade.