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A Aldeia Canuanã, da etnia Javaé, localizada na Ilha do Bananal, no Município de Formoso do Araguaia, está sediando uma das etapas estaduais da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneei), que traz como tema O Sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos Povos Indígenas. A conferência é um espaço de discussão e proposição de políticas públicas para a Educação Escolar Indígena.

Os objetivos dessas conferências são avaliar os avanços, impasses e desafios da Educação Escolar Indígena a partir da I Coneei; construir propostas para a consolidação da política nacional de Educação Escolar Indígena; reafirmar o direito a uma Educação Escolar Indígena específica, diferenciada e bilíngue/multilíngue; e ampliar o diálogo para a construção de regime de colaboração específico para a Educação Escolar Indígena, fortalecendo o protagonismo indígena.

A reunião foi dividida em cinco eixos temáticos sendo eles: Organização e Gestão da Educação Escolar Indígena; Práticas Pedagógicas Diferenciadas na Educação Escolar Indígena; Formação e Valorização dos Professores Indígenas; Políticas de Atendimento à Educação Escolar Indígena na Educação Básica e Ensino Superior e Povos Indígenas. Os participantes realizaram as discussões dentro de cada eixo e definiram as propostas que irão apresentar na etapa nacional que será em novembro de 2017.

O diretor da Escola Indígena Tainá da Aldeia Canuanã, Manoel Karajá, ressaltou a importância do encontro. “É importante a realização da conferência porque estamos discutindo as políticas voltadas para a educação. Estamos lutando para uma educação autônoma e diferenciada com os materiais didáticos próprios, para que possamos inserir a nossa cultura dentro das aulas”, disse.

A gerente de Desenvolvimento da Educação Indígena, Cleide Araújo Barbosa, afirmou que o Tocantins tem a educação indígena como prioridade. “Essa Conferência é de suma importância porque ela proporciona uma avaliação dos avanços, dos desafios e aponta as melhorias da educação indígena. Um dos assuntos que tem sido discutido pelo movimento Nacional de Educação Indígena é a criação de um sistema próprio de Educação Escolar Indígena que atenda especificamente a eles, quem sabe isso possa dar as respostas necessárias que eles desejam”, finalizou.

A etapa da aldeia Canuanã será realizada até a próxima quinta-feira, 27. Outras duas conferências já foram realizadas, com as etnias Xerente e Karajá.