Adão Francisco – Foto: Divulgação
Ex-secretário de Educação do Tocantins, professor Adão Francisco de Oliveira lança livro intitulado Uma Nova Educação é Possível. O livro, que é uma coletânea de artigos de autores diferentes, é uma obra que não intenciona expressar uma determinada linha de pensamento sobre a Educação. Pelo contrário, ela intenciona apresentar diferentes perspectivas do pensamento educacional, tendo como eixo o pensamento crítico. A sua iniciativa é fruto exatamente de uma tentativa de dar evidência às diferenças que se somam na criticidade para compreender, explicar e dar sentido à experiência educacional, especialmente no Brasil.
Segundo Adão Francisco, “essa ousadia ‘perigosa’ de associar diferentes perspectivas e abordagens sobre a Educação surgiu em 2020 em pleno contexto da pandemia do Coronavírus, quando resolvi criar um programa de entrevistas com especialistas das Ciências Sociais e Humanas com foco na Educação, intitulado Uma Nova Educação é Possível. A ideia era apresentar ao público os problemas educacionais e as possíveis soluções, especialmente que pudessem dar norte e esperança frente à conjuntura de angústia e sofrimento”.
Esse programa de entrevistas ocorreu no canal do YouTube Resistência Contemporânea, dirigido pelos irmãos Gilbert e Givalber Martins. A série de entrevistas e debates contou com a participação de importantes pensadores da Educação brasileira, com destaque para: Miguel Arroyo, José Carlos Libâneo, André Lázaro, Marise Ramos, Gaudêncio Frigotto, Carlos Antônio Brandão, Macaé Evaristo, Helder Molina, Ubiratan Francisco de Oliveira, Ana Carolina de Oliveira Marques, Ladislau Nascimento, Marcos Carvalho, Bernardo Mançano, Danilo Melo, Ernesto Macaringue (Moçambique), Aléssio Trindade, Júlio Gregório, Cláudia Santa Rosa, George Brito, Jorge Nascimento e Maria José Cotrim.
sses profissionais, com distintas formações e com atuação na universidade, na Educação Básica, em consultorias e na gestão pública (alguns tendo passado por todas essas experiências), protagonizaram diferentes debates, tais como a Educação no pós-pandemia; a construção de uma agenda de Educação Integral; o autoritarismo e a liberdade; o desenvolvimento agrário e a Educação do Campo; os problemas de aprendizagem; o racismo, o preconceito e a escola; o novo Fundeb e o financiamento da Educação; o novo Ensino Médio e a BNCC; ambiente e território; desigualdade e desenvolvimento; a profissão docente.
Adão Francisco compreende que “a exitosa experiência de dar a oportunidade para que professores dos vários níveis de ensino, alunos e interessados em geral pudessem atualizar as suas pautas discursivas sobre a Educação nos levou então a propor este livro. Ele não tem a contribuição de todos que cederam um momento importante do seu tempo para participar do programa, mas isso não lhe retira o seu potencial de contribuir para que leitores engajados possam melhorar o seu nível de atuação com discussões requintadas, críticas e comprometidas com uma Educação libertadora”.
A obra é, portanto, uma coletânea de textos de autores diferentes, todos com bastante reconhecimento nacional e, até mesmo, internacional, e recebeu financiamento do Edital Aldir Blanc Tocantins, promovido pelo Governo do Estado através da Adetuc. A produção do livro foi realizada pela Cia Cenaberta.
O professor Adão Francisco de Oliveira é historiador (FCHF-UFG) e sociólogo (FCS-UFG), doutor e pós-doutor em Geografia (IESA-UFG) e professor da Universidade Federal do Tocantins, nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia do campus de Porto Nacional. É pesquisador em Planejamento e Gestão do Território e em Desenvolvimento da Educação. É coordenador do OPTE – Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais/UFT e foi no Tocantins secretário estadual de Educação, Juventude e Esportes e também secretário estadual de Cultura.
Sobre o livro
O livro é uma publicação da Editora Kelps e tem a dimensão de um livro de bolso, com 116 páginas. O mesmo pode ser adquirido por R$ 30,00 e solicitado pelo e-mail [email protected]. Os artigos são:
Apresentação: as resistências nas redes de internet, de José Gilbert Arruda Martins.
Para a pós-pandemia, repensar a pedagogia para uma escola socialmente justa, de José Carlos Libâneo.
A educação integral e o avanço civilizatório, de Adão Francisco de Oliveira.
Desenvolvimento, educação e seus espaços, de Carlos Antônio Brandão.
Uma outra educação é possível? Educação do Campo e a luta por uma outra sociedade, de Ubiratan Francisco de Oliveira.
Ambiente, território e educação, de Ernesto Jorge Macaringue.
Território, arte e diferença na contramão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, 2017, de Ana Carolina de Oliveira Marques.
Paulo Freire, o freireano, de Cláudio Pires Viana.
Fonte – Assessoria