Cerca de 17 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos - Foto - Gaeco

Cerca de 17 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos – Foto – Gaeco

O ex-secretário de Saúde de Gurupi, Antônio Pakalolo é alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), nesta terça-feira, 5, que investiga uma suposta fraude na compra de respiradores durante a época da pandemia.

Operação Rouch - Foto - Gaeco

Operação Rouch – Foto – Gaeco

Segundo as informações do Ministério Público do Tocantins (MPTO), cerca de 17 mandados de busca e apreensão foram expedidos e cumpridos em Gurupi, Palmas, Porto Nacional e Nerópolis (GO).

A investigação apura um possível superfaturamento de preços em compra realizada pelo Município, sem licitação.

Após comprados em caráter de urgência, respiradores ficaram em desuso e nunca foram instalados na Unidade de Pronto Atendimento de Gurupi.

A Operação Ruach teve apoio também da Polícia Civil e Polícia Científica.

Gurupi

Operação Rouch - Foto - Gaeco

Operação Ruach – Foto – Gaeco

A Prefeitura de Gurupi informa que a decisão judicial apresentada pelos policiais na Secretaria de Saúde (Operação Ruach), é relacionada a aquisição de respiradores para atendimento a pacientes na pandemia de COVID-19, realizada no ano de 2020, portanto na gestão anterior.

A Prefeitura de Gurupi esclarece também que colabora com as investigações e prestará todas as informações que forem solicitadas.

A Gazeta do Cerrado tenta contato com o ex-secretário de saúde e com sua defesa. Ressaltamos que o espaço está aberto caso haja interesse da ex-gestor em se posicionar sobre o assunto.

Operação Rouch - Foto - Gaeco

Operação Rouch – Foto – Gaeco