Maju Cotrim
Após tanto caos e necessidade urgente na travessia após queda da ponte JK enfim as balsas da PIPES começarão a operar entre Estreito e Tocantins. A informação foi confirmada á Gazeta pela Pipes na manhã de hoje.
O DNIT é responsável pela ponte do Estreito mas toda articulação para disponibilização das balsas foi do Tocantins através do governador Wanderlei Barbosa que se colocou como emissário nessa resolução assim como o governo do Maranhão.
“Foi autorizado a pedido do DNIT para travessia dos automóveis e dos pedestres”, disse Dalcivan Rocha, responsável pela PIPEs á Gazeta.
O DNIt ainda não confirmou se será gratuito ou não o serviço mas a tendência é que sim. “Segundo a intenção do DNIt será gratuito mas é melhor eles confirmarem isso, nossa parte é a técnica”, disse o representante da empresa.
“Estreito está um caos… as pessoas sem conseguirem passar de um lado para o outro”, contam moradores á nossa equipe.
O governador Wanderlei chegou a conversar com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para que pudesse conseguir recursos para os traslado das pessoas entre as margens do rio Tocantins, por onde a ponte atravessava. Ele também fez contato com uma empresa de balsas que já atende outros pontos de divisa do estado para o serviço.
No final de semana o governador vistoriou os trechos de desvios no Tocantins.
O desabamento
O desabamento da ponte deixou 18 vítimas, entre mortos, desaparecidos e um sobrevivente, e aconteceu por volta das 14h50 do domingo (22). Pessoas que estavam nas proximidades conseguiram filmar o momento exato em que a estrutura caiu. Na tarde desta quarta-feira os mergulhos para localização das vítimas foram liberados pelas autoridades.