O governador Mauro Carlesse concedeu entrevista exclusiva à Gazeta do Cerrado na qual comentou o cenário da Covid no Estado.
“Nossa preocupação é muito grande. Não paramos de trabalhar um minuto durante a pandemia. Fizemos investimentos, aumentamos os leitos, compramos equipamentos de proteção, equipamos melhor os hospitais, capacitamos os profissionais de Saúde, instituímos gratificações para esses profissionais, fizemos a desinfecção nas cidades, entregamos milhares de cestas básicas e fizemos campanhas de orientação para a população” citou sobre as ações da gestão estadual.
“Mas precisamos que todos façam sua parte. O Governo está fazendo a dele e vai continuar investindo para primeiro não deixar que as pessoas sejam contaminadas, mas se precisarem de atendimento, que tenha leitos suficientes. Nos próximos dias, vamos abrir mais 40 leitos de UTI de Norte a Sul e também mais 60 leitos clínicos”, anunciou.
Apoio dos municípios
O gestor estadual fez um apelo ainda pelo apoio dos municípios. “Mas precisamos também de apoio dos municípios, que juntos, receberam até mais recursos do Governo Federal do que o Estado. Mas 95% da demanda de média e alta complexidade é atendida nos hospitais estaduais. Precisamos que esses recursos que vieram para as prefeituras sejam aplicados na prevenção e no atendimento às pessoas. Aquisição de leitos, ambulâncias, UTIs móveis, etc, mas que a população sinta o reflexo desse investimento”, comentou.
Carlesse fez também um apelo para a população. “E precisamos também da colaboração das pessoas. Se cada um fizer sua parte de manter o isolamento, de usar máscara, de não se aglomerar, já vai ajudar muito. Estou muito preocupado nessa época de praias, principalmente nossos jovens, que as vezes não sentem os sintomas, mas podem levar o vírus pra dentro de casa e infectar pais, mães e avós, e esses sim vão sofrer com a Covid. Então esse é meu pedido, vamos todos juntos, cada um fazendo sua parte para que possamos vencer esse Coronavírus”, disse.
Por Maju Cotrim