Maju Cotrim

A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro abriu o Festival Gastronômico na noite desta quarta-feira, 4, em Taquaruçu. Acompanhada de aliados e sua equipe ela inaugurou ainda a Loja do artesão e concedeu uma entrevista exclusiva à Gazeta do Cerrado.

Animada e mostrando estar à vontade no local que é reduto da família Barbosa, ela falou da expectativa para o evento este ano. O público lotou Jota Quest no show de abertura.

Ela abriu o show cantando um dos sucessos da banda e disse ao público: “esse ano faremos o melhor festival gastronômico da história de Palmas”, afirmou ao ser aplaudida.

Ela começa falando da estrutura e novidades do evento este ano como a rota turística. “Os 30 anos de Palmas vão marcar também a 13ª edição do Festival Gastronômico de Palmas como uma das melhores edições. Nós demos o mesmo tratamento para o ambulante, para as pessoas que estão lá fora. De forma que todos puderam se organizar, todos podem comercializar seus produtos. Inauguramos a loja do artesanato de Taquaruçu. Algo diferente e inovador do festival. Criamos a Rota Gastronômica, que é para prestigiar e privilegiar nossos empreendedores locais na rota de Taquaruçu e Taquaruçu grande. São oito empreendimentos. Onde o consumidor pode comer pratos locais. As pessoas podem pegar o passaporte e passar por todo esse roteiro e reunir os selinhos do passaporte, com pratos de R$ 10 a 50”, afirmou a prefeita.

Agradecimento as forças de segurança: “O público estimado para hoje é de aproximadamente 35 mil pessoas. É uma festa que veio para ficar no coração do palmense, que está no calendário do Brasil. As pessoas que falam que Palmas está parada. Opa! Fica um alerta aí. Os aeroportos bombando, os hotéis bombando. Não tem mais casa para alugar em Taquaruçu há 30 dias atrás. Isso sim é de fato empreender na cidade”, destacou Cinthia

A prefeita ainda ponderou que fez pesquisa para trazer atrações diversas e agradar a todos os públicos. “Fizemos uma pesquisa para agradar todos os públicos, nos mais diferenciador gêneros musicais. Teremos de Geraldo Azevedo a Dorgival Dantas. Vamos comemorar! Nossa expectativa é que realmente os números comercializados esse ano, assim, como o investimento da Prefeitura foi muito maior, um investimento massivo, para que as pessoas se sintam bem acolhidos. O centro da nossa gestão são as pessoas”, disse.

Sobre a duplicação do acesso a Taquaruçu, a prefeita foi direta. “Temos que analisar com muito cuidado. Taquaruçu é o portal de entrada ao Jalapão. Temos que pensar num turismo sustentável. Taquaruçu comporta uma duplicação? Comporta sair de 8 mil habitantes e duplicar, triplicar o número de pessoas? Temos que pensar num turismo de forma sustentável. Se não tivermos cuidado vamos atrair pessoas, fazer investimentos e de repente aquilo é uma característica da região nós perdemos com o avanço. Claro, que todo avanço é bem-vindo. Uma rodovia duplicada trará mais segurança aos moradores, e também aqueles que fazem esse percurso ao Jalapão”, destacou.

Críticas dos adversários

Em relação os adversários focarem batendo na gestão. Cinthia afirmou que falta trabalho a eles. “Tá faltando trabalho para essa galera, eles tem que pegar a pilha da prefeitura. E trabalhar tanto quanto a gente trabalha. A gente está trabalhando tanto que não tem tempo de responder adversário. As pessoas precisam entender que é hora de fazer gestão. A hora de fazer política é o ano que vem. Quando as pessoas se unem, o Governo do Estado em parceria com o Governo Federal equalizam essas ações. Com certeza o ganho maior é da população, mas ficam antecipando campanha eleitoral, e quem perde são todos nós. Mas nosso foco é gestão, política a gente faz o ano que vem”, finalizou Cinthia.

Pregou união