Ponte de Porto Nacional – Foto – Divulgação

Maju Cotrim

O Conselho Monetário Nacional liberou o limite de R$ 500 milhões para empréstimos e com isso o Tocantins será beneficiado com a liberação já da primeira parcela de empréstimo para a ponte de Porto Nacional. Centenas de empregos serão gerados no canteiro de obras da ponte. As obras já começaram.

A reunião aconteceu no dia 26 e foi comandada pelo ministro Paulo Guedes. A Gazeta apurou todos os detalhes com o secretário da Fazenda, Sandro Henrique.

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“Na semana anterior eu estive em Brasília, fizemos uma reunião no ministério da economia onde junto com o senador Eduardo Gomes explicamos a necessidade do remanejamento dos limites de crédito que já tinha extrapolado os valores, explicamos a urgência da fonte tendo em vista que a obra já começou com recurso nosso”, explicou.

“Semana passada o conselho aprovou um limite de R$ 500 milhões e na manhã do dia 27 fizemos o cadastramento da Operação”, disse.

O novo limite é para qualquer ente da federação que buscar empréstimo. Foi remanejado o limite de empréstimo com garantia para os que foram feitos sem.

O Tocantins tem condições de receber o empréstimo que já foi feito com o BRB. “Não vai ser por falta de dinheiro que essa ponte não vai ser terminada”, disse Sandro ao garantir que a capacidade de endividamento do Estado ainda é alta.

Esta semana deve ser liberado já os primeiros R$ 50 milhões. O contrato com o BRB prevê três parcelas de R$ 50 mil. “O valor é dentro do contrato, a primeira parcela estará na conta até dia quatro”, disse.

Fator Eduardo Gomes

Senador Eduardo Gomes – Divulgação

A articulação do líder no Congresso, Eduardo Gomes junto ao conselho no convencimento da mudança do limite foi decisiva, segundo o secretário.

“O senador foi de suma importância ele nos ajudar a convencer o conselho monetário a aumentar este limite por que senão o dinheiro do BRB só ia entrar no Estado no início do ano que vem”, disse.

“O peso político dele ajudou o Tocantins e o Piaui também e outros entes que acabaram se cadastrando”, disse.

A União libera no início de cada ano o limite que cada ente pode buscar de crédito.

A ponte

A ponte integra o programa Governo Municipalista, implementado pela atual gestão estadual, que prevê a complementação da infraestrutura do Tocantins nos 139 municípios.
A ordem de serviço para as obras da nova ponte de Porto Nacional foi assinada em setembro de 2019, mas as obras estavam sendo executadas com recursos próprios do Estado. Com a assinatura do contrato de empréstimo com o Banco de Brasília (BRB), em outubro, no valor de R$ 149 milhões, o Governo do Tocantins vive a expectativa de que as obras ganhem um novo impulso, uma vez que a ponte constitui o principal elo de Porto Nacional à BR-153.

A empresa

O representante da Rivoli no Tocantins, empresa responsável pela obra, Matteu Rossi, destacou semana passada que a empresa está empenhada em acelerar o andamento das obras. “Está previsto para o mês de dezembro a chegada do equipamento para fundação o que vai permitir que em janeiro seja realizada algumas fundações. A expectativa é que possamos entrar na água no próximo ano, que é o ponto crítico de toda a obra”, ressaltou.

O financiamento

A antiga ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional foi construída em 1979. Mas em virtude das más condições foi interditada pelo Governo do Tocantins em 2019. A travessia passou a ser monitorada e destinada apenas para veículos de pequeno porte. Já a passagem dos veículos de carga passaram a ser realizadas por balsas, o que tem causado transtornos. O Governo do Tocantins agiu rápido e depois de ter o aval da Assembleia Legislativa, viabilizou um empréstimo junto ao BRB para construção da nova ponte. O contrato de financiamento foi assinado pelo governador Mauro Carlesse e pelo presidente da instituição, Paulo Henrique Bezerra Costa,  no dia 15 de outubro, em Brasília.