Dona Romana faz leitura espiritual da pandemia e diz que continentes vão desaparecer: “ser humano não é dono de nada”

Maju Cotrim

A pandemia de coronavírus traz várias reflexões para a humanidade. Uma delas é sobre o próprio futuro e como a humanidade seguirá e quais lições tirará disso.

A Gazeta do Cerrado começou a ouvir vários especialistas em várias áreas e setores sobre o assunto. A primeira é a líder espiritual tocantinense, já retratada inclusive em novela global que teve sucesso por outros países, Dona Romana.

Romana é uma famosa vidente e líder espiritual que mora na cidade histórica de Natividade, no sudeste do Tocantins

Ela conversou com a Gazeta na manhã desta quarta-feira, 22. A Gazeta preservou todos os termos usados pela líder.

Ela começou falando de como surgiu o vírus .

“Isso aí está sendo é do homem mesmo, foi uma pasta que foi derramada no ar por isso que dá essas coisas”, disse.

Ela pontuou ainda sobre a falta de vacina ou remédio para o vírus mesmo com todos os avanços da ciência e medicina.

“Tem que pensar que não somos donos de nada, quem é dono do mundo é Deus”, disse.

A explicação de Dona Romana é o seguinte.

“Dessa transição a terra vai ficar maior do que ela é hoje. São cinco continentes de terra, dois vão desaparecer e vai ficar três que serão bem maiores que  é hoje porque vão acabar todos os altos e baixos”, explicou.

Sobre os impactos para o Tocantins ela afirmou: “Aqui no TO todas as serras são coisas que estão guardadas de milhões de anos então para a nova terra… vão acabar as serras e os altos e baixos, terra vai ficar lisinha”, disse.

Dona Romana avaliou ainda o aspecto humano e como a humanidade deve lidar com esse momento. “O ser humano tem que voltar para dentro de e ver que não somos donos de nada. Na hora que morremos também se não achar quem veste uma roupa o bicho destrói. Não somos donos de nada, Ele é que nos dá para usarmos com respeito”, apontou.

“O mundo vai se acabar e só vai ficar o Tocantins”

A Gazeta perguntou também a dona Romana sobre a frase dita pela personagem Dona Mercedes, inspirada em Dona Romana, na novela O Outro lado do Paraíso: “o mundo vai se acabar e só vai ficar o Tocantins”. A frase chegou a ser interpretada neste momento por alguns como se fosse uma espécie de premonição da líder religiosa.

“Eu não disse isso,se isso fosse verdade o Tocantins ia ficar só como uma nuvem solta no ar. Falei pra turma da Globo que acho que a novela todos gostaram, mas no final falaram uma mentira daquela. Nunca eu posso falar um trem desse porque quem conhece sabe que não é verdade , “meu povo” nunca falou um trem desse”, disse.

Dona Romana, líder religiosa

Dona Romana mora no sítio Jacuba, há 5 km do centro histórico de Natividade. O território sagrado tem vários mistérios. No local, a orientação é entrar pela esquerda e sair pela direita. Ela fez esculturas de pedra canga que formam obras místicas.

Romana diz que a religião dela é a missão que recebeu do alto. Há anos as vozes mandaram desenhar imagens em cartolinas com significados sobrenaturais.

Documentário

Dona Romana foi retratada no Documentário Romana , do cineasta Helen Lopes. que mostra mais sobre a vidente. “O que chama atenção em dona Romana é a simplicidade em lidar com coisas complexas. Não só a questão da religiosidade, da mística que existe em torno dela, mas de interpretar todo aquele universo que ela constrói”, disse o diretor do documentário sobre dona Romana.

A Gazeta do Cerrado agradece Dona Romana por nos atender e pela entrevista.

Este é o teaser (trailer) do Documentário:

E aqui segue ele completo: