Maju Cotrim

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos)  afirmou em entrevista exclusiva à Gazeta do Cerrado que não participará nesta segunda-feira, 8, em Brasília, de ato que marca um ano do episódio lamentável que aconteceu contra os poderes.

Wanderlei se recupera de uma gripe forte, já tomou até soro e está a base de medicamentos. O governador está inclusive despachando de casa em razão da enfermidade. “Não consigo ir”, informou á Gazeta.

O governador deixou claro à Gazeta seu posicionamento: “ Sou complemente contra o ato cometido de quebrar os poderes da nação, foi algo contra a democracia do Brasil e sempre deixei claro minha posição a favor da democracia sempre”, disse.

O ato terá presença de vários governantes e do presidente Lula em favor da democracia.

Atos pela democracia

O Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) promovem na tarde desta segunda-feira (8) eventos para marcar um ano dos ataques de vândalos golpistas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.

Reunindo presidentes dos Poderes, parlamentares, governadores, ministros, comandantes das Forças Armadas e representantes da sociedade civil, o principal evento ocorrerá no Salão Negro do Congresso, entrada principal da sede do Parlamento brasileiro, que tem acessos à Câmara dos Deputados e ao Senado.

O ato, que foi batizado de “Democracia Inabalada”, vai reunir cerca de 500 pessoas e foi organizado conjuntamente pelo Planalto, Congresso e Supremo. Até o momento, 34 ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmaram presença. Dos 27 governadores, mais de dez devem participar.

A segurança no entorno das sedes dos Três Poderes será reforçada, e o acesso sofrerá bloqueios. Vão atuar conjuntamente os efetivos das forças de segurança locais do Distrito Federal, das polícias do Congresso e do Supremo, além das polícias Federal e Rodoviária Federal.