_Luiz Melchiades, especial para o Gazeta do Cerrado_
O nome do ex-governador José Wilson Siqueira Campos foi incluído numa retrospectiva que relacionou as principais personalidades do Brasil e do mundo mortas em 2023.
Editado pela repórter de dados e projetos especiais do G1, Marina Pinhoni, a retrospectiva foi publicada nesta quinta-feira, 22, com 323 personalidades listadas das áreas das artes, comunicação, política, esporte, música, religião, tv e cinema.
Nomes como os de Roberto Dinamite, Palmirinha, Juca Chaves, Rita Lee, Glória Maria, Paulo Caruso, Lolita Rodrigues, João Donato, MC Marcinho, Aracy Balabanian, Zé Celso Martinez, Walewska Oliveira, Ricardo Pereira e Carlos Lyra, são alguns dos que causaram grande comoção nacional e estão na lista.
Figuram também nomes de personalidades internacionais que contribuíram para a construção do imaginário cultural brasileiro, como Tina Turner, Milan Kundera, Jeff Beck, Domenico de Mais, Paco Rabanne e Matthew Perry.
A retrospectiva trouxe os nomes de 37 personalidades da área da política, colocando o nome de Siqueira Campos ao lado de Silvio Berlusconi, Amazonino Mendes, Francisco Dornelles, Eliseu Padilha, David Miranda, Ivo Lech e Sepúlveda Pertence.
Siqueira Campos
José Wilson Siqueira Campos foi vereador, deputado federal, governador do Tocantins por quatro mandatos e senador. Sua trajetória política foi marcada pela articulação e apresentação da emenda constitucional que criou o Estado do Tocantins, em 5 de outubro de 1988; e pela fundação de sua capital, Palmas, em 20 de maio de 1989. Morreu em 4 de julho de 2023, aos 94 anos, em decorrência de uma infecção generalizada.