O Quaest, um dos principais institutos do país e que mede cenários nacionais, divulgou uma pesquisa feita em parceria com a Gazeta do Cerrado, na qual mostra o cenário da disputa em Araguaína. Os candidatos são Wagner Rodrigues (UB), Jorge Frederico (Republicanos). Foram realizadas 600 entrevistas com margem de erro estimada em 4 pontos, durante os dias 10 a 13 de agosto quando o então candidato, Célio Moura (PT), ainda estava na disputa.
O público-alvo foram eleitores araguainenses a partir de 16 anos. O nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi registrada junta ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins sob o nº TO 05333/2024.
A coleta dos dados foi realizada pela aplicação de questionários estruturados por meio de entrevista faca-a-face.
*Intenção de voto espontânea*
Segundo a pesquisa de intenção de voto espontânea, Wagner Rodrigues tem 30%, logo após Jorge Frederico com 8%, e na lanterna, Célio Moura com 0%. Outros também marca 0%. Indecisos somam 62%. Branco/Nulo/Não vai votar também 0%.
*Intenção de voto estimulada*
Conforme o levantamento, o atual prefeito Wagner Rodrigues tem 60% das intenções de voto, seguido de Jorge Frederico com 23% e Célio Moura com 5%. Os indecisos somam 7%, Brancos/Nulos/Não vai votar somam 5%.
Ainda no cenário estimulado, o Quaest mediu por sexo, escolaridade, faixa etária, renda domiciliar e até religião:
Veja estes cenários abaixo:
O Instituto mediu se os entrevistados votariam em candidatos indicados por alguns líderes políticos: 48% afirmaram que votariam em um nome apoiado pelo governador Wanderlei Barbosa, 41% votaria num indicado por Lula e o mesmo percentual também votaria num indicado por Bolsonaro. Veja em detalhes este dado:
Avaliação de governos
Os números trazem ainda a aprovação dos governos de Wagner, do governador Wanderlei e ainda do presidente Lula na cidade. Veja os índices abaixo: