Maju Cotrim
Por meio de uma articulação política liderada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), o deputado federal Vicentinho Júnior, representante do Tocantins pelo Progressistas, decidiu se licenciar do cargo na Câmara dos Deputados a partir de sete de maio por um período de 5 meses. O gesto tem vários sinais políticos inclusive o objetivo primordial de abrir espaço para que seu suplente, Júlio Oliveira, possa assumir a representação do Estado, especialmente da região do Bico do Papagaio.
Conforme a Gazeta apurou, a decisão do deputado federal Vicentinho Júnior de se licenciar do cargo na Câmara dos Deputados foi cuidadosamente ponderada, levando em consideração o pedido do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado estadual Amélio Cayres. Em suas palavras, Vicentinho sempre expressa não apenas respeito, mas também uma sincera estima e amizade pela família Cayres, reconhecendo a sua importância política e social na região do Bico do Papagaio. “É por meio de ações como essa, pautadas pelo respeito e pela colaboração, que se constrói uma política verdadeiramente representativa e voltada para o desenvolvimento de todas as regiões do Tocantins”.
Licença
O deputado federal Vicentinho Júnior assegurou sua confiança no trabalho a ser desempenhado por Júlio Oliveira durante o período de seu afastamento. Conhecedor das habilidades e competências do suplente, o parlamentar expressou convicção de que ele será capaz de representar com eficácia os interesses do Tocantins na Câmara dos Deputados ao longo dos próximos meses. “Tenho o privilégio de conhecer pessoalmente o Júlio Oliveira e tenho plena confiança em sua capacidade de desempenhar um excelente trabalho em benefício do nosso Estado durante este período de licença”, afirmou Vicentinho Júnior. A ida de Júlio para a Câmara Federal fortalece ainda mais a reeleição de Antônio do Bar.
O compromisso de Vicentinho foi feito ainda nas eleições de 2022 com a chapa de candidatos a deputados.
Progressistas
Vicentinho Júnior destacou que este período de afastamento será uma oportunidade para fortalecer a estruturação do seu partido e estreitar os laços com a população nos municípios tocantinenses. “Vamos intensificar nossos esforços em prol do Tocantins. Pretendemos visitar os municípios ao longo destes cinco meses, montando chapas de candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Nosso objetivo é fortalecer a sigla em todas as regiões”, enfatizou.
Articulação
O Deputado sai para atender uma articulação do grupo liderado por Wanderlei Barbosa
O Progressistas cresce com esse aceno. Vicentinho inclusive abre mão da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
O último deputado a se afastar do cargo foi o Osires Damaso, quando era pré candidato ao governo para Tiago Andrino assumir.
Resumindo: é uma articulação que resulta na lealdade a um grupo.