Esta quinta-feira (27/7) é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A data visa conscientizar a população sobre os cuidados que evitam a evolução desse tumor. Uma das principais maneiras de evitar o desenvolvimento deste tipo de câncer é por meio de uma vida saudável, envolvendo, principalmente, atividades físicas regulares.

“O exercício físico aliado à alimentação saudável é um dos pilares de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, bem como demais neoplasias e outras doenças cardiovasculares. Uma vez inserido em uma rotina saudável, é mais fácil para as pessoas largarem os vícios e outros fatores de risco”, explica a oncologista clínica Aline Vieira, do Hospital São Marcelino Champagnat e Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba.

A médica cirurgiã de cabeça e pescoço Beatriz Cavalheiro, do Hospital Sírio-Libanês, pontua que evitar tabaco e bebida alcoólica, ter boa higiene oral, com visitas anuais ao dentista, ter cuidado com a exposição solar, usar preservativos no sexo, se vacinar contra o HPV e ter atenção aos sinais do corpo também figuram como maneiras de prevenir a doença.

Beatriz diz que, embora não exista uma relação direta do exercício físico com o câncer de cabeça e pescoço, uma modalidade esportiva é o bastante para impulsionar a qualidade de vida do paciente, desde que seja feita com cuidado.