O Exército abriu dois concursos para 98 vagas no Quadro de Engenheiros Militares de 2020/2021.
Um dos editais é para 70 vagas para carreira militar nos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) do quadro de engenheiros militares.
Há ainda 28 vagas para os Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) do quadro de engenheiros militares.
O curso de formação, com duração de 5 anos, engloba a graduação em uma das especialidades de engenharia e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa do Quadro de Engenheiros Militares ou da reserva do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército.
O Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares é destinado aos candidatos que desejam seguir a carreira militar. O Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares é destinado aos candidatos que não desejam seguir a carreira militar.
As especialidades de engenharia oferecidas são fortificação e construção (engenharia civil), eletrônica, comunicações, elétrica, mecânica e de armamento, mecânica e de automóveis, materiais, química, cartográfica e computação.
O curso será no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, onde o candidato terá direito a alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal de R$ 1.334,00.
O candidato deve ter nível médio, idade mínima de 16 anos e máxima de 21 ou 22 anos, além de altura mínima de 1,60 m aos candidatos do sexo masculino e de 1,55 m do sexo feminino.
As inscrições devem ser feitas de 2 de julho a 18 de agosto pelo site http://inscricoes.ime.eb.br/vestibular/cfg/. A taxa é de R$ 100.
O concurso terá provas objetivas e discursivas, inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica.
Fonte: G1