Uma explosão ocorrida na tarde desta quarta-feira, 3, em um restaurante na quadra 1.206 Sul, em Palmas, resultou em quatro pessoas feridas, duas delas em estado grave. As vítimas foram prontamente socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas para unidades de saúde na região.
De acordo com informações dos bombeiros, a suspeita é de que o incidente tenha sido desencadeado por álcool utilizado em um rechaud, um tipo de fogareiro empregado para aquecer alimentos, que possivelmente teria se derramado em um botijão, provocando uma explosão de pequenas proporções. Entre os feridos, duas pessoas encontram-se em estado grave.
A Secretaria Municipal de Saúde relatou que, das quatro vítimas, uma apresenta queimaduras de segundo grau e foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região norte. As outras três pessoas sofreram queimaduras de terceiro grau e estão sendo atendidas no Hospital Geral de Palmas, conforme informado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO).
Uma testemunha ocular do acidente, Andreia Motta, que estava no local com seu filho de 6 anos, descreveu o momento da explosão: “Estava colocando o meu almoço. Tinha acabado de chegar e ouvi um barulho. Fez um barulho, mas não muito alto. Com isso, o fogo já subiu, foi muito alto. Tive a impressão de que foi álcool, porque tem aqueles rechauds que coloca o álcool para ficar a comida quente. E pela forma que pegou fogo na funcionária parece que foi álcool. O fogo subiu de baixo para cima, pegou fogo no corpo dela e aí já foi passando para as paredes. Foi muito rápido”.
Ambas as secretarias de saúde emitiram notas sobre o estado das vítimas, respeitando as diretrizes éticas e legais referentes à privacidade médica. O caso continua sendo investigado para determinar as circunstâncias exatas do incidente.
Veja as notas completas sobre as vítimas:
Secretaria Estadual de Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) informa que três pessoas foram acolhidas, na quarta-feira, 03, no Hospital Geral de Palmas (HGP), vítimas de queimaduras, vítimas de acidente doméstico e seguem sob os cuidados da equipe multiprofissional da unidade.
A SES-TO destaca que com base na resolução n° 1.638/2002 do Conselho Federal de Medicina, não é autorizada a repassar informações contidas nos prontuários de pacientes, sem o consentimento de familiares ou responsáveis legais.
Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foi acionado às 13h30 desta quarta-feira, 3, para atender a uma ocorrência no Restaurante Temperus, na quadra 1.206 Sul, e tão logo foi informado sobre o ocorrido, acionou duas ambulâncias, inclusive uma delas equipada com UTI móvel para prestar atendimento às vítimas.
A chegada da primeira ambulância ocorreu às 13h38 com rápido atendido às vítimas e saída do local às 13h45 com destino a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e Hospital Geral de Palmas (HGP).
Ao todo foram socorridas pelo SAMU quatro pessoas que apresentavam o seguinte quadro:
- Uma pessoa com queimadura de segundo grau (UPA Norte);
- Três pessoas com queimaduras de terceiro grau (HGP).