A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic-Palmas), apreendeu, nesta terça-feira, 10, aproximadamente 6kg de explosivos, os quais estavam em poder de Maria do Rosário Alves Pereira, 42 anos e Manoel Luis Batista, 69. Ambos foram presos em flagrante, pela posse de artefato explosivo.

Foto: Divulgação/DEIC-Palmas

Foto: Divulgação/DEIC-Palmas

Conforme o Delegado Wanderson Chaves de Queiroz, titular da Deic, os  suspeitos foram presos  no momento em que desenterravam o explosivo mencionado, de um matagal próximo à Quadra 605 sul. De acordo com o Delegado o material apreendido é composto por cordéis detonantes e espoletas e, provavelmente, seria utilizado em crimes de explosão de caixas eletrônicos.

 

Segundo a apuração da Polícia Civil, Maria do Rosário é esposa de Miguel Antônio Soares, preso pela Deic, acusado de praticar crimes contra agencias do Banco do Brasil, das cidades de Pium (TO) e Natividade (TO), respectivamente. As investigações apontam que a mulher recebeu ordens do esposo para desenterrar os objetos e repassar ao restante da quadrilha.

Para cumprir a ordem do marido, Maria do Rosário contou com a ajuda de Manoel Luis. No momento da prisão, os dois investigados e um adolescente de 15 anos, filho da mulher, estavam adentrando o matagal com ferramentas que seriam utilizadas para desenterrar os explosivos.

Diante dos fatos, Manoel Luis e Maria do Rosário foram autuados em flagrante pela prática dos crimes de posse de emulsões explosivas e corrupção de menores. O adolescente infrator assinou um Boletim Circunstanciado de Ocorrência (BOC) e foi entregue ao responsável.

Foto: Divulgação/DEIC-Palmas

Foto: Divulgação/DEIC-Palmas

O delegado Wanderson Chaves ressalta que as investigações continuam no sentido de identificar os demais integrantes da quadrilha e afirma que a quantidade de explosivos apreendidas pela Deic seria suficiente para destruir três caixas eletrônicos.  “A Polícia Civil está atenta, vigilante e atuando de maneira firme no sentido de investigar, não somente crimes já ocorridos, mas também impedir que ações criminosas, como esta, venham a ocorrer no Estado”, pontuou.

Após os procedimentos legais cabíveis, Manoel Luis foi encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) e Maria do Rosário foi recolhida à Unidade Prisional Feminina da Capital, onde permanecerão a disposição do Poder Judiciário.