Governador Wanderlei Barbosa – Foto – Gazeta do Cerrado

Do Df- Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado

Nesta terça-feira, 26, a partir das 16 horas acontece a abertura oficial da exposição Tocantins 35 anos, que ilustra a trajetória de criação do estado do Tocantins e os elementos que representam o perfil econômico, ambiental, turístico e cultural do Estado.

A Gazeta faz uma cobertura exclusiva mostrando todos os detalhes deste momento importante para o Tocantins.

Estão presentes o governador Wanderlei Barbosa, secretários de Estado, parlamentares, servidores da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília e outros convidados. Da bancada compareceram os senadores Dorinha e Eduardo Gomes e os federais: Antônio Andrade, Carlos Gaguim, Vicentinho Junior, Ricardo Ayres, Lázaro Botelho e Felipe Martins.

O governador fez um discurso saudosista: “nos orgulhamos muito da nossa história”, disse. Ele lembrou o patrimônio cultural humano do Estado e citou personagens sociais. “Não podemos deixar de comemorar a história”, disse.

“Temos que enaltecer histórias anônimas”, disse.

“Temos que olhar para trás e ver o que cada um evoluiu”, disse citando o nome de alguns ex governadores. “Cada um fazendo sua parte e construindo sua história, temos que enaltecer os que passaram pela história ”, disse.

“Temos diversos desafios e a saúde hoje é um grande desafio”, disse em entrevista á Gazeta.

“Não podemos deixar a motivação extrapolar no que temos que fazer, chegamos a 35 anos com um governo de convergência, construímos o Tocantins todos juntos, essa história não é minha e de todos nós”, disse.

A Exposição

A história do Tocantins é marcada por décadas de mobilização, envolvendo grandes líderes políticos, que lutaram para desenvolver o norte de Goiás. Em outubro de 1989, o sonho de tornar essa região um estado com governo próprio e autonomia administrativa, finalmente se concretizou. Na exposição Tocantins 35 anos, um dos painéis destaca os momentos e os personagens marcantes dessa história.

Em outra área, será evidenciado que, ao longo dos 35 anos de existência, o Tocantins construiu uma estrutura política, econômica, ambiental, turística e cultural, que faz com que o Estado tenha muito a comemorar. Por meio de fotos e vídeos, serão expostos a beleza natural do Estado, a vasta biodiversidade e o cuidado com a proteção ambiental. O conceito coloca esses potenciais ao lado do agronegócio, da piscicultura e da mineração, demonstrando que o Governo do Tocantins acredita no desenvolvimento econômico sustentável.

Com a exposição Tocantins 35 anos e a Sessão Solene, o Governo do Tocantins leva a comemoração dessa data especial na história do Estado para o local onde parte da história foi escrita: o Congresso Nacional. A iniciativa é exposta para um público composto, principalmente, por autoridades políticas e formadores de opinião em espaços de comunicação de massa, como o mais jovem estado do país, que ocupa atualmente um relevante espaço no cenário nacional.