Pássaros nativos e migratórios na nossa região, registrados na zona rural de Palmas pelo fotógrafo Felipe Stephanes, já podem ser apreciados pelo público na exposição ‘Asas de Palmas’, no Salão de Exposições da Fundação Cultural de Palmas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A abertura aconteceu na sexta-feira, 04 e contou com a presença do fotógrafo, que comentou um pouco mais sobre o processo de criação. O projeto é patrocinado pela Fundação Cultural de Palmas, por meio do edital da Lei Aldir Blanc.

Para a exposição, Stephanes fotografou aves raras, endêmicas da região e migratórias, que se reproduzem desde a costa do Chile até o norte do Canadá e viajam para Palmas, com vistas a escaparem do frio. Todas as fotografias foram tiradas na área rural em torno da capital tocantinense, em um período de quatro meses.

Felipe Stephanes é estudante de geologia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Segundo ele, o interesse por fotografar pássaros nasceu naturalmente. “Eu comecei a fotografar aves por puro hobby há dois anos, quando ganhei minha primeira câmera. Comecei a fotografar alguns e desde então surgiu o interesse em achar mais espécies.”

O estudante afirmou também que pretende se profissionalizar na fotografia e que já fez alguns ensaios particulares. “Foi a minha primeira exposição, estou muito satisfeito e pretendo fazer mais, com outros e temas”, ressalta.

Segundo o fotógrafo, grande parte da biodiversidade da região rural de Palmas, mais especificamente a avifauna, passa despercebida aos olhos da população. “São inúmeras espécies, suas cores, tamanhos e cantos, que precisam ser mostradas a fim de despertar na população a vontade em preservar a natureza e mostrar a beleza que temos no nosso querido cerrado.”

 

Exposição virtual e disponibilização das imagens

Além da exposição presencial, haverá uma mostra virtual que será disponibilizada no portal www.curtapalmas.com da Fundação Cultural de Palmas, acompanhada por uma trilha sonora do canto das aves fotografadas e informações sobre a localização de onde a foto foi tirada, características e pontos de migração. Todas as fotografias poderão ser adquiridas após a exposição, impressas em tamanho A3 ou maior, conforme a encomenda.