A arte não precisa ser estática ou estar contida nas galerias. Ela pode ganhar movimento, vestir corpos e casa, ser fomento. Para trazer essa mensagem, a artista visual Lara Faez traz para a Galeria Municipal de Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a exposição “Ritos do Corpo”. O vernissage de abertura acontece no dia 19 de outubro, às 19h, e as obras estarão disponíveis para visitação de 20 de outubro a 17 de novembro.
Nesta exposição, Lara Faez leva os espectadores a uma jornada profunda em seu universo artístico, explorando o processo criativo como um verdadeiro rito de passagem. Sob curadoria de Elsa Paranaguá Elvas, renomada na cena artística palmense, “Ritos do Corpo” é dividida em dois segmentos e vai além das galerias convencionais.
No primeiro aparecem as telas que representam as sete fases do criar de Lara – eclodir, explorar, envisionar, mergulhar, florescer, energizar, libertar. Recortadas em mosaico, criando novas obras, ou exploradas em sua totalidade, suas pinturas deram origem também ao segundo segmento da exposição: peças têxteis, criadas em parceria com sua mãe, Márcia Tenorio.
É como se as pinturas deixassem as telas e se tornassem roupas, tapetes, permitindo a multiplicação de sua arte autoral pelo mundo em diferentes formatos. “A intenção é expandir a experiência artística para o cotidiano das pessoas, pensando como a arte pode transformar as ruas, fazendo com que o ato de se vestir ou decorar a casa seja, por exemplo, uma forma de contemplar a beleza e a cor”, resume Lara Faez.
Para a curadora Elsa Elvas, “esses desdobramentos, as mil facetas que a arte permite nos processos criativos são as chances que o artista tem dentro de inúmeras possibilidades de expressão. Lara Faez usa e abusa das linhas e cores que despontam em seu ato construtivo e tem se prontificado a cumprir a elaboração de outras linguagens dentro de uma mesma proposta. Os objetos funcionais e decorativos e o link belo na moda são consequência dos resultados de um laboratório artístico assertivo”, pontua Elsa.
Lançamento de roupas
Com a criação das roupas, o objetivo da artista é celebrar e valorizar o corpo feminino em toda a sua potência, oferecendo roupas que irradiam alegria, fluidez, espontaneidade e conforto por meio da cor. Nessa abordagem inovadora, o corpo humano se torna o verdadeiro suporte que apresenta a obra, invertendo a tradicional dinâmica de tela e pintura. As peças lançadas na exposição podem ser reservadas para compra e vêm com a assinatura da marca Lara Faez.
Arte reconhecida nacionalmente
Também na exposição estarão expostas duas peças têxteis com as estampas da obras de Lara e tiveram reconhecimento nacional: um tapete da Tapetah, marca referência em tapetes personalizados de alto padrão no Brasil, e um casaco assinado pelo renomado estilista Reinaldo Lourenço.
Lara foi uma das 27 artistas selecionadas pelo projeto “De canto a canto – Abraça Brasil”, da empresa Tapetah, e uma de suas obras estampa um tapete de tecido exclusivo, mostrando com é possível vestir a casa com arte e conceito. A empresa mapeou os estados brasileiros selecionando um representante entre artistas plásticos, designers, estilistas e arquitetos: em Minas, o estilista Ronaldo Fraga; no Ceará, o artesão Espedito Seleiro; Pernambuco, a ilustradora e designer pernambucana Joana Lira; Rio, designer Hans Donner; no Tocantins, Lara Faez.
E se não bastasse esse reconhecimento, em março deste ano, no DW!, festival de design em São Paulo, a obra de Lara ganhou mais vida e movimento num desfile de moda superespecial. Ela surgiu aplicada num modelo de casaco do estilista Reinaldo Lourenço, que estará aqui no Espaço Cultural.
Por isso, “Ritos do Corpo” de Lara Faez é muito mais do que uma exposição, é uma celebração da arte, do cor e da transformação e não apenas convida os visitantes para apreciar a beleza, mas também para incorporá-la em suas próprias vidas através da moda ou da arquitetura de interiores. É uma experiência que promete inspirar e estimular os sentidos.
A artista
Lara Faez é nascida em Campinas/SP, reside no Tocantins há 12 anos, tem formação em Direito, mas é nas artes que se encontra. Fez MBA em História da Arte, estudou História do Renascimento e pintura em afresco em Florença, na Itália. Desde então vem realizando estudos autodidatas, focados na pintura, mas com a mente sempre aberta à exploração de diferentes meios artísticos.
Sua dedicação e talento a levou a vencer o V Salão Palmense de Novos Artistas em 2021 e, em 2022, fez sua primeira exposição individual, “Fendas Interpostas”, na Galeria do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
Em 2023, participou da exposição coletiva “Siga seu Coração” na Galeria Aman, enquanto continuava suas experimentações em seu ateliê na cidade.
Serviço
O quê: Exposição de Artes Visuais “Ritos do Corpo”
Onde: Galeria Municipal de Artes de Palmas – Espaço Cultural
Quando: 19 outubro a 17 de novembro de 2023 – 8h às 19h
Fonte – Ascom