Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
A Gazeta do Cerrado traz na tarde desta quinta-feira, 14, mais uma matéria especial com as propostas dos candidatos que irão para o segundo turno nestas eleições suplementares, Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR). Desta vez, vamos relatar as propostas para as Políticas Sociais. As proposta são baseadas nos Planos de Governo apresentados pela coligação de cada postulante. A votação acontece no próximo dia 24.
Vicentinho Alves
Conforme a coligação de Vicentinho Alves, o foco da gestão será o desenvolvimento de políticas setoriais e transversais na área social centrado na juventude, no atendimento à comunidade do campo e quilombolas, com objetivo de realizar ações municipais e regionais de formação de habilidade para geração de renda, e prevenção na área da saúde básica.
O plano de governo de Vicentinho também destaca de imediato o fortalecimento e participação dos diversos segmentos de movimentos sociais para garantir a participação efetiva na formulação das políticas sociais prioritário do Estado, por meio dos conselhos de outro meio de participação e controle social.
Mauro Carlesse
Segundo o Plano de Governo de Mauro Carlesse, a participação das mulheres na construção de uma sociedade justa é fator preponderante para o equilíbrio social. “Iremos implementar medidas que possibilite maior em poder aumento das mulheres disponibilizar mecanismos para medida assistência em suas necessidades cotidianas com saúde, trabalho, lazer e educação e ainda o respeito aos direitos conquistados”, consta no documento.
A coligação também afirma que irão, implementar ações de proteção integral aos direitos da criança e adolescente. Eliminar as barreiras que impedem o acesso aos direitos fundamentais, e destacam que será compromisso inalienável da gestão.
O plano também mostra que pretendem estabelecer as condições necessárias medidas para que os idosos tenham acesso e sejam contemplados com políticas voltadas para o seu bem estar. A proposta inclui mecanismo de integração social e eliminação de qualquer tipo de ação de discriminação ou abandono social.
A coligação de Carlesse também afirma que irá criar e implementar ações integradas com educação, esporte, cidadania, turismo, cultura e segurança para promoção de programa de apoio e incentivo aos jovens. “Iremos implantar uma Escola Tecnológica, de acordo com vocação de cada região do Estado, visando qualificar a juventude para o exercício do trabalho. Iremos promover combate sistemático as drogas por meio de ações preventivas de recuperação de pessoas”, consta no plano.