O debate entre os candidatos Eduardo Siqueira e Janad Valcari repercute nas redes, em memes e cortes feitos pelas duas campanhas.

Por mais que não tenha existido nenhum episódio interno de discussão entre os dois em nenhum momento o clima foi sim de tensão. Janad chegou primeiro e ficou no camarim com o vice Pedro Cardoso. Eduardo Siqueira chegou em seguida com a esposa Poliana e equipe. Os dois falaram com a Gazeta na entrada.

Do lado de fora muito barulho, músicas e gritos das duas militâncias que lotaram a frente da TV.  Dentro, assessores de um lado para o outro e os jurídicos atentos. Houve apenas um pedido de resposta concedido ao candidato Eduardo Siqueira ao ser chamado por Janad de “candidato mesadinha”. Ele negou as acusações.

O acesso ao estúdio foi ainda mais limitado. Eduardo e Janad debateram, trocaram acusações e a candidata do PL mostrou pela primeira vez sua performance num debate. Eleitores comentaram que viram pouco debate sobre propostas e o destaque ficou no embate entre os dois principalmente nas perguntas de tema livre.

Igeprev, contratos de Banda Barões da Pisadinha, alianças políticas dos dois, investigações e acusações pautaram o debate e Janad teve o perfil mais “incisivo” de acusações e foi pra cima com apelidos inclusive. (Veja as reportagens da Gazeta de cada bloco no nosso site)

A saída

No final, os dois se cumprimentaram, tiraram fotos com os representantes da emissora e Eduardo deixou o prédio primeiro abraçado por sua militância e Janad em seguida nos ombros de apoiadores que a aguardavam. A polícia militar e seguranças apoiaram os candidatos na saída para evitar conflito entre militâncias.

Eduardo foi cumprimentado pelos aliados que elogiaram sua postura no debate, já os apoiadores de Janad avaliaram que ela teve melhor performance e que “apertou o adversário” segundo disseram.

Questão familiar

Nos bastidores o que chamou atenção foi a estratégia do candidato Eduardo levar uma jovem que alega ser filha do esposo de Janad, Ordiley Valcari numa questão jurídica familiar de Janad. A mãe dela também esteve presente. Janad comentou o assunto no debate ao ser questionada por Eduardo e disse que se o marido for o pai ele irá assumir. Nos corredores da emissora e ao lado de Eduardo , a jovem afirmou que quer ser reconhecida e ter um pai. Tanto no debate como em material á  imprensa depois, Janad condenou a atitude de Eduardo de levar a moça. Segundo a campanha dela afirma, ele levou a suposta filha do marido dela, Ordilei Valcari, para tentar intimidá-la.

Sobrou até para Geo

A postura do ex-candidato Júnior Geo de sequer responder a emissora sobre a participação no debate enviando perguntas gravadas para os dois concorrentes foi criticada pela própria emissora. Ele ficou em 3º lugar na disputa e segundo o SBT sequer deu resposta sobre a possibilidade e oportunidade de fazer perguntas a Janad e Eduardo. Segundo a emissora isso comprovou o “desinteresse” dele por Palmas. Coube então á candidata Lúcia Viana fazer duas perguntas: uma sobre transparência e mecanismos de controle na gestão e outra sobre o transporte.

Faltam 5 dias

Nestes cinco dias muitas agendas de campanha devem acontecer dos dois lados. As militâncias estão animadas e correndo atrás dos votos e preferência. Há quem diga que a eleição será decidida nos detalhes, que é preciso ter cautela com eventuais climas do “já ganhou” e que o grupo que errar menos em todos os sentidos neste último momento pode ter vantagem.

Com certeza o 1º segundo turno da história mostra uma disputa pesada com vários elementos a serem analisados. O debate da Anhanguera promete então mais fortes emoções e embates entre os dois.