Maju Cotrim
O debate entre os candidatos de Palmas que aconteceu nesta quinta-feira, 26, foi marcado pela apresentação de propostas por várias áreas. A candidata Janad Valcari do PL não participou.
Foi o terceiro debate de TV entre os candidatos. Na chegada na emissora, os candidatos estavam tranquilos e falaram á Gazeta sobre a reta final.
Eduardo Siqueira disse existir um sentimento na cidade e evitou polemizar sobre críticas que bem recebendo do candidato do PSDB nos últimos dias, Júnior Geo falou em multiplicar apoios e questionado pela Gazeta sobre apoio de Lula á sua candidatura falou em construir pontes e a candidata do PSOL, Lúcia Viana também defendeu suas propostas.
Nos bastidores, Eduardo Siqueira conversou com Lúcia antes de começar o debate. Cada candidato foi acompanhado de assessores. Não houve nenhum momento de tensão exagerada política. A esposa do candidato Eduardo Siqueira, Poliana Siqueira, figura protagonista na campanha, acompanhou detalhes na sede da emissora. A mãe de Júnior Geo também esteve por lá para dar apoio a ele e Lúcia foi acompanhada de assessores.
Eduardo Siqueira demonstrava muita concentração e Geo, por vezes, tirava fotos acenando fazendo seu número com as mãos. A cadeira da candidata Janad permaneceu vazia com seu nome.
No primeiro bloco os candidatos responderam perguntas dos jornalistas convidados dentre eles a editora chefe da Gazeta, Maju Cotrim que questionou sobre o transporte coletivo de Palmas e os problemas do transporte escolar rural. A jornalista perguntou ainda sobre quais os planos concretos e propostas dos candidatos para a inclusão social em Palmas principalmente sobre projetos para a periferia.
Ao longo dos blocos os candidatos fizeram perguntas entre si e aconteceram várias alfinetadas. A candidata Lúcia Viana chegou a dizer a Júnior Geo que ele não tem propostas por representar a “continuidade”. “Acredito até que o senhor não tem propostas porque o senhor prega o continuísmo “, disse.
Geo, por sua vez, sempre que pôde alfinetava sobre algumas questões no seu bordão que sempre gosta de repetir: “Palmas não quer voltar ao passado” e também criticou a ausência da candidata Janad Valcari. Ele manteve a postura de defender aspectos da gestão de sua maior aliada, Cinthia Ribeiro Mantoan .
Eduardo Siqueira manteve sua defesa do retorno de alguns programas sociais e falou também sobre transporte e várias outros temas.
O debate no geral foi marcado por civilidade.
O evento foi realizado em parceria da emissora com a Associação de veículos, Avecom.
A Gazeta agradece o convite para ter participado.