No dia 14 de agosto, o sinal analógico será desligado em três cidades do Tocantins, Palmas, Barrolândia e Porto Nacional. Os moradores destes municípios devem receber mais de 50 mil kits com antena e conversor.
O sinal digital já está disponível e todo aparelho de televisão pode exibir a programação dos canais abertos com melhor qualidade. Se o equipamento for de tubo ou fabricado antes de 2010, precisará de uma antena digital e um conversor. Se o televisor for de tela fina fabricado depois de 2010, precisará apenas uma antena para TV digital.
O processo de digitalização dos canais de TV tem previsão para ser concluído no final de 2018. Com esta mudança, a programação da TV aberta no Brasil seguirá padrões internacionais de transmissão, a exemplo do que já aconteceu em países como China, EUA e Reino Unido, permitindo aos telespectadores que desfrutem de seus programas favoritos com imagem e som com qualidade similar à de uma sala de cinema.
O processo de migração, que já passou por Rio Verde, em Goiás, e pelas regiões do Distrito Federal, São Paulo, Goiânia, Recife, Salvador, Fortaleza, Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, interior de São Paulo (Bauru, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Santos e Vale do Paraíba), Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e São Luís tem obtido resultados positivos após o encerramento das transmissões analógicas, com quase 100% da população digitalizada.
Para fazer o cadastro basta ligar no telefone 147 ou acessar o site Seja Digital. Depois, o beneficiário vai até uma agência dos Correios, onde recebe o kit e o treinamento para instalar o conversor.