Dandara Barbosa
Gazeta do Cerrado
José Iago Fernandes da Silva, de 23 anos, está em estado grave à espera de um leito no corredor do maior hospital público do estado, o Hospital Geral de Palmas (HGP), desde o dia 12 de julho. O jovem possui Esclerose Glomerular Segmentar Focal que causa lesões nos rins. Ele foi diagnosticado desde agosto do ano passado, entretanto ele passou por várias dificuldades até chegar no resultado.
Em entrevista ao portal Gazeta do Cerrado a namorada dele, Maíra Alves da Silva, contou que não foi fácil ele fazer o exame para diagnosticar a doença, porque o hospital dizia que não tinha condições de fazer a biopse renal. No entanto ele conseguiu fazer o exame através de um mandado judicial em abril deste ano.
Ela disse também que depois da confirmação do diagnóstico ele só vem piorando progressivamente, e o tratamento que ele estava fazendo não deu resultado positivo. Atualmente, os rins do jovem funcionam apenas 18%.
De acordo com os familiares ele já passou por várias internações, mas não responde ao tratamento oferecido pelo hospital, uma das internações foi o período de 15 dias, os médicos mandaram ele ir para casa.
“Estou apelando e tentando tirar ele do corredor, meu objetivo é levar ele em algum atendimento especializado, provavelmente ele precisará de um transplante renal, pois os rins dele já estão parados,” disse a namorada.
Segundo os familiares, o hospital e o Estado não dão nenhum tipo de resposta sobre o paciente e nem fornece algum tipo de tratamento ou medicamento.
Hoje, dia 21 de julho, a família do paciente foi à Defensoria para conseguir respostas sobre a internação adequada e o tratamento do jovem.
O Gazeta do Cerrado solicitou informações sobre a situação do rapaz.