Cidade de Araguanã foi afetada pelas cheias – Foto – Divulgação
O Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Araguaína, esteve nessa segunda-feira, 27, na cidade de Araguanã, a 459 km de Palmas, para averiguar a situação das famílias afetadas pelas enchentes no município em razão das constantes chuvas.
Segundo o coordenador do Nuamac Araguaína, defensor público Sandro Ferreira Pinto, o Município, por intermédio das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, em conjunto com a equipe de Defesa Civil, têm colocado em prática as medidas previstas no Plano de Contingência, sendo que 21 famílias afetadas foram para abrigos públicos e outras 60 famílias conseguiram suporte em casas de amigos e familiares.
À Defensoria Pública, a Coordenação da Defesa Civil de Araguanã informou que a situação local teve melhorias e com a baixa do nível do Rio Lontra a expectativa é que a população desabrigada possa retornar as residências até a próxima sexta-feira, 31. “A Secretaria Municipal de Saúde está já realizando serviços de desinfecção das residências e a defesa civil avaliando a possibilidade de retornos das famílias, de modo a garantir a segurança sanitária da população afetada”, comentou Sandro Ferreira.
Acompanharam a vistoria do Nuamac Araguaína o secretário de Saúde, Lucas Gomes Lima, a Técnica de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, a assistente social Ângela Maria Rodrigues da Silva, a coordenadora de Vigilância Sanitária, Maria Faraildes da Silva e o coordenador da Defesa Civil, Walison Rodrigues da Silva.
Fonte – Ascom DPE-TO