Faltando apenas 15 dias para o desligamento do sinal analógico de TV em Palmas e região, os sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital estão agendando e orientando famílias carentes de como adquirir o kit digital, que vem com antena digital e conversor com controle remoto, equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.
No próximo dia 14 de agosto o sinal analógico de televisão será desligado em Palmas, Barrolândia e Porto Nacional. Após essa data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital.
Em Palmas, uma parceria entre a Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), e a empresa responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, tem orientado diversas famílias de baixo poder aquisitivo, de como ter acesso ao kit digital.
É o caso do autônomo, João Alves, que já retirou o seu kit gratuito nas Agências dos Correios mais próxima da sua residência, após fazer o agendamento no Cras da sua região. “Já peguei o meu kit, vou instalar logo que eu me mudar para a minha nova residência, no Jardim Aureny IV”, disse.
De acordo com a empresa responsável pela distribuição dos kits, ainda faltam ser entregues cerca de 20 mil kits.
As famílias de menor renda devem verificar se têm direito a receber um dos cerca de 20 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor e controle remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.
Para tirar dúvidas, além desses canais, a população pode visitar um dos sete Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e procurar pelo ponto de apoio da Seja Digital. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.
Durante o agendamento da retirada dos equipamentos nos Cras, os beneficiários recebem também diversos serviços como orientações com profissionais da saúde e serviços continuados de proteção social básica de assistência social as famílias em situação de vulnerabilidade social.