A equipe da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), juntamente com a Coordenação Intersetorial e Sistema Nacional de Emprego (Sine) visitará vários municípios a partir desta segunda-feira, 15, levando informações e oportunidade de geração de renda às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).
A ação intersetorial com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Saúde (Sesau) se estenderá até o dia 18 deste mês e tem como objetivo atender os municípios prioritários que foram apontados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
Durante quatro dias, a população dos municípios de Paraíso do Tocantins, Chapada de Areia, Gurupi e Figueirópolis poderão fazer os cursos ofertados pelo Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (AAFETO) e realizar emissão de carteira de trabalho do Sine. Nesta programação os beneficiários do PBF também serão orientados sobre o programa e outros projetos e benefícios, como o Cartão do Idoso e Cadastro Único.
De acordo com a secretária da Setas, Patrícia do Amaral, a pasta pactuou uma agenda de trabalho intersetorial no sentido de descentralizar suas ações dando oportunidade às famílias carentes. “O governador Marcelo Miranda sempre teve essa preocupação em trabalhar para todos. Estamos começando com pequenas ações como esta e vamos buscar ampliar para atender o máximo de cidadãos do nosso Estado”, pontua.
Bolsa Família
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda desenvolvido pelo Governo Federal e direcionado às famílias em situação de extrema pobreza para que elas consigam superar o patamar de vulnerabilidade social. Contudo, para receber o aporte, elas devem atender as condicionalidades como, por exemplo, atestar frequência dos filhos na unidade escolar.
Municípios prioritários
As reuniões aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de cada cidade. No dia 15, a equipe estará em Paraíso do Tocantins, na terça-feira, 16, em Chapada de Areia, dia 17, em Gurupi, finalizando as ações na quinta-feira, 18, em Figueirópolis.
Fonte: Ascom Setas