Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins – Fapto – Foto – Fapto/Divulgação
O desenvolvimento de pesquisas não é tão simples quanto parece. E desde a sua criação, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), chamou a responsabilidade para si, no sentido de ajudar e apoiar pesquisadores de todo o estado na elaboração de projetos de pesquisa e inovação, buscando proporcionar maior facilidade e agilidade na sua execução.
No decorrer da sua trajetória, a Fundação tem colaborado com as instituições parceiras na captação dos recursos e na execução de vários projetos, buscando desburocratizar e facilitar o processo de desenvolvimento das pesquisas.
Além de ser credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação) como Fundação de Apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a Fapto, este ano, recebeu a autorização para apoiar a recém criada Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), além da parceira na execução de projetos de outras instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.
Para o reitor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), professor doutor Antonio da Luz Júnior, a Fapto vem se fortalecendo como apoiadora do desenvolvimento e da inovação da pesquisa, potencializando o ensino e a pesquisa sempre atenta às demandas do mercado e as inovações vindas das instituições. “Através da parceria com a Fapto, o pesquisador tem mais disponibilidade para centrar-se em sua pesquisa, pois a Fundação contribui na organização burocrática do projeto”, cita o reitor.
Para ele, a Fapto tem agregado bastante no desenvolvimento institucional, científico e tecnológico das instituições de ensino do estado, inclusive do IFTO. “O auxílio de uma Fundação de Apoio traz mais agilidade, facilidade e segurança jurídica às pesquisas produzidas. Parabenizo a toda a equipe da Fapto pela trajetória de sucesso até aqui”, expressa Antonio da Luz Júnior.