Farmacêuticos da rede municipal de Saúde participam nesta terça-feira, 27, de uma capacitação em aprimoramento e desenvolvimento de farmácia clínica na Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) situado no Instituto Vinte de Maio.
Para a gerente da assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Karenina Pegado, a capacitação enfatiza o uso racional de medicamentos. “O foco é a real necessidade do uso de medicamento e que se receite o medicamento apropriado, a melhor escolha, de acordo com os preceitos de eficácia e segurança comprovados e aceitáveis. E também como abordagem na farmácia viva sobre plantas usadas pela comunidade que têm seu efeito curativo comprovado.”
O treinamento é realizado mensalmente de maneira continuada e faz parte do projeto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que consiste em aprimorar as técnicas relacionadas ao processo de cuidado farmacêutico e habilidades em farmácia clínica.
Farmácia Clínica
O cuidado farmacêutico constitui a ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário, para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde e prevenção de agravos. A educação em saúde é à promoção do uso racional de medicamentos prescritos e não prescritos, de terapias alternativas complementares, por meio dos serviços da clínica farmacêutica e atividades técnico-pedagógicas voltadas ao usuário, à família, à comunidade e toda a equipa de saúde.
Fonte: Secom Palmas