A Fundação Cultural de Palmas realiza a solenidade de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas e também inaugura a revitalização do Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta), salão de exposição e da sede administrativa da FCP nesta quinta, 06. A solenidade de posse será no Theatro Fernanda Montenegro, às 19 horas, já o ato de inauguração será no Complexo I do Espaço Cultural de Palmas, às 20 horas.

Espaço Cultural - Antônio Gonçalves

Espaço reformado

 

O Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta) é composto por cinco salas de aula onde funcionam os cursos livres de artes cênicas, visuais e música, além da sede administrativa. O salão de exposição conta com obras de artes, sendo pinturas em tela e esculturas de artistas tocantinenses.

 

Para o presidente da Fundação Cultural, Hector Franco, o novo espaço resgata e recebe tudo aquilo que Palmas tem de mais precioso que é o desenvolvimento da sua cultura e arte. “Estamos felizes por proporcionar aos nossos alunos e à população um ambiente moderno e multiuso, que abriga todas as manifestações e aprendizados artísticos. Além de constituir um importante espaço onde o empreendedor cultural poderá promover seus cursos, workshops e palestras, temos um local que não perde para nenhum outro na área de cultura do Brasil para o desenvolvimento da cultura e da arte”, avaliou.

 

Posse dos membros do Conselho

 

Serão empossados 11 membros titulares e 11 membros suplentes do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas com a vigência de dois anos. O presidente da FCP ressaltou que a atuação do Conselho é muito importante para o desenvolvimento das políticas culturais do município.  “Nossa expectativa é que o envolvimento da comunidade cultural e artística e sua integração gerem consequências positivas para a população. A sociedade civil organizada e engajada nesse processo é fundamental para a troca de ideias e desenvolvimento de novos projetos. A posse dos novos membros é muito bem vinda, nós esperamos trabalhar com eles ombro a ombro para o desenvolvimento desta atividade fundamental para o índice de felicidade das pessoas em Palmas”, ressaltou Hector Franco.

 

CMPC

 

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas (CMPC), criado em 1998, é um colegiado composto pelo poder público e sociedade civil, vinculado à Fundação Cultural de Palmas, cujo objetivo é promover um compromisso entre sociedade civil e poder público na formulação e deliberação das diretrizes da política cultural de Palmas, além de fiscalizar a execução do Plano Municipal de Cultura, a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e o uso dos equipamentos culturais.