Localizada a 12 km do santuário, a barraca de apoio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), à Festa de Romaria do Senhor do Bonfim, recebeu na quarta e quinta-feira, 14 e 15, a visita do governador Mauro Carlesse e contou com a presença do gestor da pasta Messias Araújo, que verificou pessoalmente o atendimento aos visitantes da Romaria.

A barraca de apoio aos romeiros, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas, oferece suporte para descanso, cuidados com a saúde, água e alimentação aos visitantes da festa de Nosso Senhor do Bonfim.

“São romeiros vindos de todas as regiões do Estado e do Brasil, e precisam de atenção nesse momento em que recuperam as forças para continuar a peregrinação até o santuário”, afirmou o secretário, que aproveitou para conversar com os romeiros.

Atendimento

Até está quarta-feira foram contabilizados mais de 5 mil atendimentos. Dentre eles, o romeiro de Chapada da Natividade, Vandeir, que faz a peregrinação há mais de 30 anos, disse que sempre faz a parada na barraca de apoio. “Acho importante esse atendimento; muitos romeiros vêm de muito longe e é necessário recuperar as energias para continuar”, disse ele, enquanto recebia atenção dos técnicos da Setas.

Já Ana Maria, funcionária pública, participa da romaria há 30 anos e anteriormente fazia a viagem de Porto Nacional ao povoado do Bonfim, ficou surpresa com a estrutura fornecida pelo Governo do Estado, por meio da Setas. “Atualmente faço o percurso de Natividade ao povoado e a barraca da Setas fica bem no meio da viagem, o que  é um apoio muito importante para o visitante descansar, se alimentar e seguir viagem” afirmou.

Romaria de Nosso Senhor do Bonfim

Durante as festividades, que iniciaram no dia 6 de agosto, os romeiros saem da região central de Natividade e vão até o povoado Bonfim a pé, montado a cavalo, ou mesmo de bicicleta. Os grupos mais devotos costumam percorrer uma distância ainda maior, saindo de Gurupi e até mesmo de Palmas, distante 246 km do povoado.

A Romaria acontece no povoado Bonfim, a 24 km de Natividade, no sudeste do Estado e prossegue até sábado, 17, com a tradicional Missa dos Romeiros, às 7h.

fonte:Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796