Fé e tradição: Mais de cinco mil romeiros passaram por centro de apoio rumo ao Bonfim

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 15/08/2019

Última atualização em 15/08/2019 17:53

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Localizada a 12 km do santuário, a barraca de apoio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), à Festa de Romaria do Senhor do Bonfim, recebeu na quarta e quinta-feira, 14 e 15, a visita do governador Mauro Carlesse e contou com a presença do gestor da pasta Messias Araújo, que verificou pessoalmente o atendimento aos visitantes da Romaria.

A barraca de apoio aos romeiros, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas, oferece suporte para descanso, cuidados com a saúde, água e alimentação aos visitantes da festa de Nosso Senhor do Bonfim.

“São romeiros vindos de todas as regiões do Estado e do Brasil, e precisam de atenção nesse momento em que recuperam as forças para continuar a peregrinação até o santuário”, afirmou o secretário, que aproveitou para conversar com os romeiros.

Atendimento

Até está quarta-feira foram contabilizados mais de 5 mil atendimentos. Dentre eles, o romeiro de Chapada da Natividade, Vandeir, que faz a peregrinação há mais de 30 anos, disse que sempre faz a parada na barraca de apoio. “Acho importante esse atendimento; muitos romeiros vêm de muito longe e é necessário recuperar as energias para continuar”, disse ele, enquanto recebia atenção dos técnicos da Setas.

Já Ana Maria, funcionária pública, participa da romaria há 30 anos e anteriormente fazia a viagem de Porto Nacional ao povoado do Bonfim, ficou surpresa com a estrutura fornecida pelo Governo do Estado, por meio da Setas. “Atualmente faço o percurso de Natividade ao povoado e a barraca da Setas fica bem no meio da viagem, o que  é um apoio muito importante para o visitante descansar, se alimentar e seguir viagem” afirmou.

Romaria de Nosso Senhor do Bonfim

Durante as festividades, que iniciaram no dia 6 de agosto, os romeiros saem da região central de Natividade e vão até o povoado Bonfim a pé, montado a cavalo, ou mesmo de bicicleta. Os grupos mais devotos costumam percorrer uma distância ainda maior, saindo de Gurupi e até mesmo de Palmas, distante 246 km do povoado.

A Romaria acontece no povoado Bonfim, a 24 km de Natividade, no sudeste do Estado e prossegue até sábado, 17, com a tradicional Missa dos Romeiros, às 7h.

fonte:Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]