Começa nesta quinta-feira, 18, a Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit) 2018, no Campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em Palmas, e segue até sexta-feira, 19, das 8 às 17 horas. A abertura vai contar com a Banda Mirim da Guarda Metropolitana e Orquestra Infantil de Cordas Monsenhor.

A palestra de abertura será com o engenheiro mecânico Roberto Souza de Morais, com o tema: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade para redução das desigualdades – O futuro é hoje! Ele é formado pela Unesp-SP, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Inovação, pela Faculdade Católica Dom Orione.

Ao todo são 93 projetos inscritos: Categoria 1 – Nível fundamental (1º ao 5º ano); Categoria 2 – Nível fundamental (6º ao 9º ano); Categoria 3 – Formação em EJA/UMA/Projovem/Pronera/Brasil Alfabetizado; Categoria 4 – Programas de aprendizagem profissional; Categoria 5 – Nível Médio Regular; Categoria 6 – Nível Médio Técnico e/ou Médio Integrado; e Categoria 7 – Acadêmica.

Durante todo o ano de 2018 cerca de dois mil professores e mais de três mil alunos da Rede Municipal da Educação de Palmas apresentaram projetos por meio das feiras científicas promovidas pelas próprias escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Agora, 56 projetos foram selecionados e inscritos na Educação Fundamental e 31 no Berço de Talentos da Educação Infantil.

Sobre a Feira

A Fecit 2018 é realizada pela Prefeitura de Palmas, em parceria com universidades, instituições empresariais e comerciais e objetiva mobilizar a população com atividades de ciência e tecnologia com a finalidade de identificar talentos, valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos; propiciar o debate sobre as estratégias e mudanças necessárias para a popularização da ciência; despertar nos discentes o gosto e o interesse pela pesquisa científica; selecionar um projeto em cada modalidade de ensino por unidade educacional das redes públicas municipal, estadual e federal; selecionar um projeto em cada modalidade de ensino por unidade educacional da rede particular e selecionar três projetos das instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Tocantins.

O evento tem como público-alvo instituições de educação básica (ensino fundamental e médio) das escolas estaduais, municipais e particulares, bem como as instituições de ensino superior, públicas e privadas do Tocantins, educação infantil (berço de talentos: 4 e 5 anos) pré-escola, ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano), ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos – EJA (alfabetização, 1º, 2º e 3º segmentos, Pronera e Universidade da Maturidade (UMA), programas de aprendizagem profissional, ensino médio regular, ensino médio técnico e/ou médio integrado e ensino superior.

Premiação

A premiação acontece na sexta-feira, 19, no Campus da IFTO de Palmas. Os trabalhos dos vencedores serão inscritos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece no mês de novembro, em São Paulo.

 

 

Fonte: Secom Palmas