Foto – Prefeitura de Palmas/Divulgação

O Distrito de Taquaruçu ficará ainda mais colorido neste final de semana, com a realização da 5ª Feira Jardim Encantado, na Praça Maracaípe, de 8 a 10 de julho. A programação contará com exposições, oficinas, venda de produtos voltados para o mercado de jardinagem e apresentações musicais. O evento é gratuito e aberto ao público em geral e a abertura oficial será dia 08 às 17 horas. A Feira Jardim Encantado tem apoio da Prefeitura de Palmas, por meio Agência Municipal de Turismo (Agtur).

Neste ano, os apaixonados por rosa do deserto terão um momento especial a partir das 16 horas, do sábado, 09, quando acontece a realização de uma oficina que ensinará como polinização manualmente as flores e garantir ainda mais beleza para as plantas. Para os inscritos no “Concurso de Rosas do Deserto”, no domingo, às 19 horas, acontece a revelação do ganhador. Destaque também para exposição de bonsai, mercado das flores, ervas medicinais, artesanatos, acessórios de jardins, adubos e fertilizantes.

A organizadora da exposição, Lucyene Nascimento da Silva, comenta que após um ano sem a realização da feira, a expectativa é de receber muitos visitantes. “Este ano tivemos uma maior quantidade de expositores inscritos, após um ano de pandemia, a expectativa é grande. A gente passou o ano preparando as plantas, artesanatos, adubos e insumos para jardins. A expectativa é fazer uma feira linda com produtos diferenciados que são encontrados apenas na nossa região”, pontuou.

“Com a pandemia, muitas pessoas começaram a cultivar plantas em casa para relaxar, tirar um pouquinho do estresse diário, com isso viram que a área de jardinagem é um mercado que vem crescendo muito. Então, além de cultivar em casa, a pessoa tem a oportunidade de comercializar gerando renda extra para família”, finalizou a organizadora da feira.

Para o presidente da Agtur, Tom Lyra, a Feira Jardim Encantando é um evento muito bem-vindo, e agregador ao turismo, pois, traz um diferencial para os turistas e palmenses. “O evento já se tornou tradicional em Taquaruçu, e encanta os palmenses e turistas, além de fomentar toda uma cadeia de pessoas do mercado da jardinagem, fomentando o turismo e gerando renda no distrito de Taquaruçu”, destacou Lyra.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, reforça a importância do evento para o desenvolvimento do turismo e economia da cidade. “Este é mais um de tantos eventos que apoiamos e que fomenta a economia e o turismo em Taquaruçu. Reconhecemos o potencial desse distrito é não medimos esforços para desenvolvê-lo”, completou a gestora.

Confira a Programação 
Sexta-feira, 08
17h – Abertura Oficial
20h – Atração musical – Sabino Sá
Sábado, 09
09h às 10h30 – Oficina com Plantas Alimentícias não Convencionais (Panc’s)-  (Juciely Rocha)
15h às 16h – Oficina de Arranjos Naturais (Floricultura cabana das flores)
15h às 16h – Oficina de Desidratados (Lucyene Nascimento e Renara Cardoso)
20h às 22h – Apresentação musical – João Vitor e Luciano
Domingo, 10
9h às 10h – Oficina Polinização e Cultivo de Rosas do Deserto (Maximiano Santos Bezerra)
11h às 12h – Técnicas de Bonsai (Grupo Bonsaísta)
15h às 16h30 – Oficina MiniJardim e Terrários (Lucia Mendes)
19h – Revelação do Ganhador “Concurso Rosa do Deserto”
20h – Apresentação musical Viny Amaré