A pandemia mudou a rotina de todo mundo. O isolamento social deixou muitas pessoas tediosas e no feriadão prolongado muitos só querem dá uma saidinha de casa ou até fazer uma breve viagem. Estamos vivenciando um período atípico em que é necessário nos prevenirmos e também exercitarmos a empatia, ou seja, pensar no outro. Além disso, conforme a Polícia Rodoviária Federal  -PRF é provável que as rodovias federais tenha um tráfego maior de veículos desde o inicio da pandemia. Então são muitos os cuidados para uma viagem tranquila.

Dicas sanitárias:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente antes de ingerir alimentos, após utilizar transportes públicos, visitar locais com grande fluxo de pessoas como mercados, shopping, cinemas, teatros, aeroportos e rodoviárias. Se não tiver acesso à água e sabão, use álcool em gel a 70%;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e outros utensílios;
  • Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca sem que as mãos não estejam higienizadas;
  • Proteger a boca e o nariz com um lenço de papel (descarte logo após o uso) ou com o braço (e não as mãos) ao tossir ou espirrar

Idosos vão te recepcionar no seu destino?

  • O ideal é que faça um teste da Covid antes, pois os idosos fazem parte do grupo de risco
  • Redobre seus cuidados básicos
  • Se vai pra casa de familiares, evite os abraços e falar muito próximo.

Vai ficar em Hotel?

  • Veja se confia nas políticas de prevenção da Covid-19 adotadas pelo hotel

Perguntas que você pode fazer ao decidir se um hotel é seguro ou não:

1. Com que capacidade está operando? Muitos estabelecimentos decidiram neste momento operar com apenas metade da capacidade. É o caso do seu hotel?

2. O uso de máscaras nas áreas comuns do hotel é obrigatório ou apenas recomendável? Existe o risco de alguém estar circulando pelas área comuns sem máscara?

3. O hotel está disponibilizando álcool em gel nas áreas comuns?

Leia também: Melhores chás para aumentar a imunidade

4. Como está sendo feito o check-in? O funcionário está equipado com máscara ou protetor facial de acrílico? O processo foi reduzido ou ainda é preciso passar um tempo na recepção do hotel, onde circulam um grande número de pessoas, entregando documentos e encostando em canetas para assinar papéis?

5. Maçanetas, corrimões e superfícies de alto contato, como o balcão da recepção, estão sendo higienizados com que frequência?

6. Como é servido o café da manhã e outras refeições? Em um buffet, com todos os hóspedes encostando em pegadores e com comidas expostas? Ou à la carte, servido no quarto ou em um salão arejado e espaçoso?

A PRF recomenda aos motoristas algumas condutas para garantir uma viagem segura:

– Faça uma revisão no veículo antes de viajar: verifique principalmente pneus (inclusive o estepe), palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e sinalização;

– Planeje a viagem: lembre-se de programar paradas em locais adequados para abastecimento, alimentação e descanso. O acostamento deve ser utilizado apenas para situações emergenciais;

– Jamais faça a mistura perigosa e criminosa que é dirigir sob efeito de álcool.

– Mantenha a atenção na rodovia: respeite a sinalização e os limites de velocidade, eles existem para proteger a sua vida;

– Mantenha sempre os faróis ligados para que seu veículo fique mais visível aos demais condutores e pedestres;

– Lembre-se que o cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo;

– Em caso de emergência e necessidade de apoio da PRF, ligue para o telefone de emergência 191.

Com informações da PRF

Por Luciane Santana