Palácio Araguaia – Foto: Aldemar Ribeiro
Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
O tão esperado feriado de Carnaval está chegando. Por muitos, o mais aguardado. Porém, devido a pandemia, as festas e eventos estão cancelados a fim de evitar aglomerações e o contágio pelo coronavírus.
O Governo do Tocantins já informou que não decretara ponto facultativo na segunda-feira, 15, e terça-feira, 16. Na Capital, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) também cancelou o Palmas Capital da Fé e não dará o ponto facultativo aos servidores do município. Quem programou viagem não se deu muito bem.
Assembleia Legislativa
Os servidores da Assembleia Legislativa esperam não ter folga na próxima semana. Conforme a assessoria falou à Gazeta, nada foi falado pelos deputados sobre o assunto até esta quinta-feira, 11.
Tribunal de Justiça
No Tribunal de Justiça (TJ), segundo o calendário judicial tocantinense, os servidores terão folga na segunda e terça-feira de carnaval.
MPE
No Ministério Público do Estado (MPE), de acordo com a assessoria, será facultativo na segunda e terça-feira, com retorno na quarta-feira, 17, às 14 horas.
Justiça Federal
A Justiça Federal do Tocantins também terá ponto facultativo. Segundo a assessoria, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, revogou nessa quarta-feira, 10, o trecho da portaria de feriado que determinava ponto facultativo na quarta-feira de cinzas (dia 17). Portanto, será expediente normal. Porem, segunda e terça será feriado.
TRE
No Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também será feriado na segunda, terça-feira e quarta-feira, com retorno das atividades na quinta-feira, 18.
Correios
Com a suspensão do feriado de Carnaval no Tocantins , a Superintendência Estadual dos Correios informa que suas unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente. Assim, nos dias 15, 16 e 17/2, no Estado, haverá atendimento nas agências entrega de objetos postais conforme as condições vigentes.
A Central de Atendimento dos Correios (CAC) atenderá normalmente nessas datas, das 8h às 20h. Os clientes poderão registrar manifestações ou obter informações sobre produtos e serviços no site dos Correios: www.correios.com.br.
Em Gurupi, sul do Estado, a prefeita Josi Nunes (PROS) também proibido festas e até velórios, mas decretou o ponto facultativo nos dois primeiros dias da semana.
As comemorações de Carnaval já estavam proibidas pelo Poder Público. Desde março do ano passado, o estado de calamidade pública decretado pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, vetava, entre outras coisas, aglomerações em espaços públicos e privados.
Além do Tocantins, outros estados também já anunciaram a suspensão do ponto facultativo no período de Carnaval, a exemplo do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.