Jabuticaba – Foto – Divulgação

Lucas Eurilio 

Começa nesta quinta-feira, 5, o tradicional Festival da Colheita da Jabuticaba, no distrito de Taquaruçu, a cerca de 30 km do centro de Palmas. O evento está na segunda edição e segue até o dia 14 de novembro.

Vai ter licor, bombom e uma receita de coxinha inusitada a base de jabuticaba além de várias outras delícias.

A abertura está prevista para às 17h e o Circuito Gastronômico será em sistema Feira Drive Thru e seguirá as normas de segurança contra a Covid.  (Veja programação completa no final da matéria)

Jabuticaba

A jabuticaba ou jaboticaba é o fruto da jaboticabeira ou jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Com a recente mudança na nomenclatura botânica, há divergências sobre a classificação da espécie: Myrciaria cauliflora (Mart.) O.Berg 1854, Plinia trunciflora (O.Berg) Kausel 1956 ou Plinia cauliflora (Mart.) Kausel 1956. Espécies relacionadas no gênero Myrciaria, frequentemente referidas pelos mesmos nomes comuns, são nativas da América do Sul, encontrada em países como Brasil, México, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Argentina. Segundo Lorenzi et al.Plinia trunciflora seria outra espécie, a jabuticaba-café. A cidade de Jaboticabal, em São Paulo, foi nomeada em homenagem a essa planta.

Descrita inicialmente em 1828 a partir de material cultivado, sua origem é desconhecida. Outros nomes populares: jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu. Outra espécie de jabuticabeira é a Myrciaria jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como jabuticaba-sabará e encontrada com mais frequência nos estados de Goiás , Minas Gerais e São Paulo, Tocantins, em em várias outras regiões do Brasil.

Divulgação

Divulgação