Uma igreja construída de pessoas. É assim que a Catedral de Palmas comemora os 20 anos de história e celebra o Padroeiro, Divino Espírito Santo, com o Festejo da Catedral, a partir desta sexta-feira, 10 de maio.

Vera Lucia Massens Longhi testemunhou toda essa trajetória. Ela estava no primeiro Festejo, em maio de 2004. A camisa da primeira festa da Catedral foi guardada com carinho.

 

“Era um café da manhã partilhado após a Missa, em que cada um levou um prato. Tinha uns barracões de madeira que funcionavam como balcão. Era estreito, apertado, ficávamos todos juntos. Nos anos seguintes, já passou a ter as comidas nos finais de semana à noite. Já trabalhei na batata frita, no pastel, no frango a passarinho. A gente fazia o que precisava. Eu nem sonhava que o festejo chegaria ao que é hoje. A cada ano tinham mais pessoas, mas como foram muitos anos do mesmo jeito, a impressão é que seria sempre igual.”

 

O pároco da Catedral, Pe. Eduardo Zanom, explica que o tema escolhido traz a responsabilidade de testemunhar o que é ter uma vida de Igreja. “Às vezes, a preocupação com a construção do templo físico é tanta que podemos esquecer um pouco do que significa ser Igreja. Portanto, a festa do padroeiro é a oportunidade da gente rezar, de servir e ter consciência, a maturidade cristã, construída em duas décadas, de que somos a Igreja de Deus”.

 

Programação

O tradicional Festejo da Catedral será aberto com Santa Missa e Novena do Divino, às 18h30, com a presença do Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães. Em seguida, a comunidade pode aproveitar a Festa Social, com barracas de comida, espaço infantil, show de prêmios e apresentações musicais. Sucesso entre as crianças, a Turma do Padre Dudu é a grande atração da noite. A cantora Luciana Assunção completa a lista de shows do primeiro dia.

 

A programação de sexta se repete no sábado e domingo, 11 e 12, e nos dias 17, 18 e 19 de maio, sexta, sábado e domingo da próxima semana: Santa Missa e Novena, às 18h30, e Festa Social, logo após, com novas apresentações musicais a cada noite.

 

De segunda a quinta (13 a 16/05), a celebração da Missa e novena segue normalmente, às 18h30, com a presença de padres convidados, meditando os temas da novena, inspirados nos dons do Espírito Santo.

 

Pentecostes

No dia 19, domingo, a Igreja comemora a Solenidade de Pentecostes. Celebrada 50 dias depois da Páscoa, a data simboliza o momento em que o Espírito Santo desce do céu e passa a habitar entre os fiéis, conduzindo os cristãos na missão de anunciar o Evangelho. 

 

Por isso, as atividades começam mais cedo com a Carreata do Divino. A concentração ocorre às 17h, no Estádio Nilton Santos. Percorrendo as avenidas da capital até a paróquia, os fiéis seguem em comboio mostrando a fé e devoção ao padroeiro. Ao chegar na Catedral, Dom Pedro Brito abençoa os carros e preside a Santa Missa. O encerramento do Festejo também marca o último sorteio da Ação entre Fiéis “Vamos concluir essa obra”. Iniciada em janeiro, a campanha sorteou R$ 20 mil e o prêmio final é um Honda HR-V zero quilômetro.

 

O valor arrecadado na ação e no Festejo tem a mesma finalidade: construir a sede definitiva da Catedral. Segundo o Padre Eduardo Zanom, a ideia é conseguir o necessário para avançar na etapa de colocação do piso da nave central, local onde vão acontecer as celebrações.

 

Vendas

As cartelas do Show de Prêmios podem ser compradas nos caixas do Festejo ou na Secretaria Paroquial. Elas custam 15 reais, o que dá direito de concorrer a um total de 15 prêmios, como moto, notebook, Iphone, viagem para Aparecida (SP) e Jalapão (TO) com acompanhante, entre outros. Já os cupons da Ação entre Fiéis custam 3 reais cada. Eles estão disponíveis online (https://acao.catedral.palmas.br/) ou presencialmente na Secretaria Paroquial e caixas do Festejo.

 

Festejo 2024 – Catedral de Palmas

De 10 a 19 de maio de 2024

 

Missa e Novena

diariamente, às 18h30;

 

Festa Social

sexta, sábado e domingo (10 a 12, 17 a 19/05), após a Missa, com apresentações musicais, barracas de comidas, espaço infantil e show de prêmios;

 

Carreata do Divino

19 de maio, às 17h, saindo do Estádio Nilton Santos até a Catedral.