Até dia 25 de setembro estão prorrogadas as inscrições para workshop ‘A produção audiovisual no ambiente escolar’ e para a oficina ‘Técnicas de produção audiovisual para estudantes’, promovidos pelo IV Festival de Cinema Estudantil Você na Tela.  O Workshop acontece no dia 28 de setembro, às 14 horas, no Cine Cultura. Já a oficina será realizada nos dias  26 e 27 de setembro, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, também no Cine Cultura. A iniciativa é uma parceria da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e a produtora e escola de audiovisual KZA Cine.

Tanto o workshop quanto a oficina serão ministrados pelo realizador Esdras Campos e contarão com a participação do elenco e equipe dos curtas ‘Menina Bonita de Trança’ e ‘A Lenda do Urso Mal-Assombrado de Raposa Serra do Sol’, vencedores da segunda e terceira edição do ‘Você na Tela’.

A coordenadora do ‘Você na Tela’, Elisângela Dantas, explica que a realização das oficinas faz parte do cronograma de ações do Festival que também prevê ações de capacitação dos estudantes. “A promoção das oficinas é muito importante para os participantes do ‘Você na Tela’, tanto os professores como os alunos. É um momento de consolidação das políticas do cinema e educação, um avanço no sentido da formação deste jovem realizador no âmbito profissional”, explica ela.

Os conteúdos aplicados

Orientação básica sobre o conhecimento de como produzir e dirigir conteúdos audiovisuais. Serão abordados os fundamentos da linguagem cinematográfica, equipamentos, padrão de filmagem e edição documental, fotos, censores, iluminação, planos, enquadramentos, distancia focal, bouquet, Rolling Shutter, posição de câmera.

“O audiovisual é uma das principais ferramentas de transformação na sociedade.  Podemos observar isso a todo momento ao acessarmos o celular bem como outros eletroeletrônicos.  O uso desta poderosa ferramenta é indispensável para construção das relações interpessoais. Como facilitador pedagógico nas oficinas do ‘Você na Tela’, iremos nos aprofundar em técnicas, conceitos e aplicações indispensáveis para elaboração de conteúdos em Audiovisual, tanto para o professor orientador quanto  para o aluno jovem realizador”, explica  Esdras Campos.

Conteúdos

Áudio: conceitos, elos e cadeia do som, processos, tipos de captação, som direto, baixa e alta impedância, balanceamento de sinal, rf, watts, armazenamento, mixagem, masterização.

Vídeo: conceitos básicos de cinematografia (princípios da fotografia, sensores, lentes, exposição, write balancesetting e relação custo benefício. Tipos de câmara, operação de câmeras digitais, iluminação cênica. Movimentos de câmera, estrutura de imagem/som, relação custo benefício.

Orientação básica sobre o conhecimento de como produzir e dirigir conteúdos audiovisuais. Serão abordados os fundamentos da linguagem cinematográfica, equipamentos, padrão de filmagem e edição documental, fotos, sensores, iluminação, Planos, enquadramentos, distancia focal, bokeh, rolling shutter, posição de câmera, abordando diversos aspectos produção audiovisual.

Vagas e inscrições

Podem participar das oficinas estudantes de 08 a 17 anos, acompanhados de professor orientador.

São ofertadas 100 vagas para o workshop e 40 para as oficinas.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de setembro  pelos links


Esdras Campos – Produtor Cinema e TV

Mineiro de Belo Horizonte músico estudou Piano na Universidade Federal de Minas Gerais/Cenex (UFMG, e atual como  Roteirista, diretor de TV e Cinema.

Na produção audiovisual trabalhou nas seguintes produções: roteiro e direção no documentário ‘Sou do Barro Kza Filmes 2017; Roteiro e Direção Curta ‘Acontece’ Gaditas Filmes e Kza Filmes, 2016; Sound Designer no filme ‘Palmas eu gosto de Tu’ Super Oito, 2014; Sound Designer Edição de Som no filme ‘Ouça-me’ Super Oito, 2014; Operador Gimbal Série ‘O Boneco de Barro e o Rei’ Spatium Arte e Cultura 2017; Sound Designer ‘Nele minha fortaleza’ Gaditas filmes, KZA Cine, 2017; Som direto no web série ‘Microcontos’ Super Oito e associados, 2014; Som direto no filme ‘Apoio Cultural’ Jubalina e associados, 2016; Seleção e Encaminhamento equipe de produção no filme ‘Em nome da morte’, TV Zero e Globo Filmes, 2016; Banca de Jurados na mostra de Cinema Miragem em Miracema, 2015; Banca de Jurados Prêmio Você na Tela Prefeitura de Palmas, 2017; Sound Designer filme ‘A massa que faz o pão’ do diretor Hélio Brito, contemplado pelo Ministério da Culturam, Março 2018.

Microfonista no filme longa metragem ‘O barulho na noite’ Outubro 2018; Sound Designer Curta ‘A Fuga’ Super Oito Outubro 2018.

fonte: Site da Prefeitura de Palmas