Espetáculos poderão ser assistidos tanto no YouTube como no Instagram
A partir desta quarta (1º) até domingo serão quase 40 horas de programação online para todas as idades, distribuídas em várias plataformas. Salas interativas de teleconferência receberão 12 oficinas que ainda estão com inscrições abertas.
No Youtube espetáculos gratuitos e apresentações interativas com vendas de ingressos antecipados. No Instagram uma série de lives com destaque para o espetáculo CIRCONECTADOS, apresentação dos palhaços da etnia Krahô, além de Dona Aurinda do Prato (BA) e do Mestre Palhaço Pimenta (CE).
Quem pode imaginar um circo sem gente, um espetáculo sem público? Estes desafios são os desafios que atingiram de cheio o Circo Os Kaco e que serviram de principais motivações para a reinvenção do Festival de Circo de Taquaruçu.
Em sua sétima edição, o maior evento circense do Norte do Brasil surge como um farol de resistência cultural brasileira em plena pandemia e reúne mais de 50 artistas de todas as regiões do Brasil e de outros países da América Latina, para uma programação que começa nesta quarta (1), e vai até domingo (5).
Uma das marcas registradas do FCT são os espetáculos chamados varietés, onde artistas de vários lugares e de diferentes linguagens e expressões, se unem para a criação de uma obra inédita.
“Este ano não está sendo diferente, recebemos mais de 150 números circenses gravados em vídeos e com base neles montamos quatro espetáculos que serão transmitidos gratuitamente pelo Youtube”, destacou a coordenadora geral do evento, Marcela Pultrini. Os espetáculos Quarentenades, Noite da Palhaçaria e Salve Quem Me Ensinou, acontecem respectivamente quinta, sexta e sábado, sempre às 20h no canal do Youtube.
Sobre a programação
A programação traz ainda três experiências interativas que necessitam de ingressos antecipados. Do Rio Grande do Norte direto para a telinha do festival, Piruá de Circo (sánado às 16h) é o espetáculo comemorativo do Palhaço Piruá, que conta a saga desse personagem que acredita que sua felicidade virá quando conseguir um milhão de seguidores, mas ao final percebe que é bem assim.
Já de Minas Gerais, a Cia Circunstância chega com o espetáculo Circo de Família (domingo às 10h), onde o casal Tica Tica do Fubá e Alegria Também, além do pequeno Pirueta Ravioli, seguem empenhados em levar a arte da palhaçaria aos quatro cantos deste “vasto mundo de Raimundo”.
No repertório, recheado de conquista, jogo duro e sedução, a obra expõe os sentimentos humanos presentes nas relações familiares com humor e diversão.
Com o formato de Palestra Show, a Palhaça Birita, usa a comicidade para tratar do capacitismo, que é o preconceito com as pessoas com algum tipo de deficiência.
Em Muros e grades são invenções humanas (sábado às 10h), personagem de Ariadne Antico revela a trajetória dessa artista paulista que nasceu com um tipo de paralisia cerebral (leia entrevista com a artista no blog do festival).
Todos os espetáculos interativos necessitam de ingressos antecipados, com preço sugerido de R$10 (adquira aqui).
Acontece no Instagram
A programação do Festival de Circo de Taquaruçu que será realizada na rede que tem conquistado os internautas durante a quarentena começa já nesta quarta sobre cultura popular e realiza lives com Projeto Vereda (19h) e com Mestre Vermelho (20h). Na quinta o festival realiza uma live com a Rede Corpo Bambo (19h).
Já no sábado tem live de dois grandes mestres da cultura popular brasileira: do Ceará, Mestre Palhaço Pimenta (14h)) e a sambadeira baiana, Dona Aurinda do Prato (19h).
Junto dos sacerdotes do riso, Hotxuá, eles são os homenageados do festival este ano, que também lançou uma campanha de financiamento coletivo como o tema #SalveQuemMeEnsinou, para levantar fundo para eles.
Fonte: Assessoria