Foto – Paulo Costa
O “Festival de Dança Troca de Aplausos” apresenta seu segundo episódio no próximo sábado, 23 de outubro de 2021, nas plataformas digitais Instagram @festival.troca e YouTube https://bityli.com/nFUIKb, a partir das 8 da noite. Cada episódio apresenta três coreografias e os professores mentores. O episódio 2 traz a dupla Gabrielle Alexsandra Souza Almeida e Isabely Souza Almeida e o mentor FeArt; Sara Gomes de Almeida e Meire Maria Monteiro; Chaylla Ramos de Carvalho e Lilian Moema.
O objetivo inicial de movimentar a cena da dança em Palmas e criar uma rede apoio entre novos e experientes coreógrafos e bailarinos foi amplamente alcançado. “O Festival foi a primeira oportunidade que tive de mostrar uma coreografia de minha autoria e isso foi muito gratificante.
Agora tô focada em criar um espetáculo ou clip totalmente de minha criação e direção”, afirma Sara Gomes ressaltando que foi muito importante as dicas que recebeu de sua mentora no Festival, a bailarina/coreógrafa Meire Maria Monteiro.
“Estou ansiosa para ver no vídeo a emoção que vivemos durante todo o Festival. Foi uma experiência única e inesquecível”, diz Chayla Carvalho.
A apresentação do Festival online será feita em formato de documentário mostrando os bastidores do evento; a expectativa dos participantes; as dicas de seus professores, que formaram o júri e a mentoria do Festival e; o espetáculo que foi a apresentação para a gravação das coreografias.
Os episódios 3 e 4 serão apresentados juntos no dia 30 de outubro, tendo no terceiro Marconis Martins T. Junior e sua mentora Gabriela Bessa; Monique Martins dos Santos e Jeff TJ; Gabriela Corrêa Reis e Jefferson Marques e no quarto e último episódio, Claudiana Rodrigues da Silva com Diego Ebling; Ana Paula Oliveira dos Santos e Marcia Sommer; Émerson Silva Magalhães e Jefferson Oliveira.
“Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Emergencial Aldir Blanc do Tocantins – Dança, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura – Fundo Nacional de Cultura”.
Documentário “Marcelo 70”
Nesta sexta-feira, 22, completaria 70 anos de vida o diretor teatral, produtor cultural, professor e gestor cultural Marcelo Jósio Bezerra de Souza, mais conhecido como Marcelo Souza. A data coincide também com o dia de seu falecimento e marca o desenvolvimento de um trabalho especialmente dedicado à trajetória artística dele, o documentário Marcelo 70.
A produção audiovisual é uma iniciativa do filho de Marcelo Souza, Gabriel Deeaz, que assim como o pai segue carreira cultural no campo da produção, das artes cênicas e do audiovisual. A produção e gravação do documentário “Marcelo 70” se iniciou nos últimos dois meses e o objetivo é eternizar a vida e obra de Marcelo Souza, especialmente a sua passagem pelo Tocantins, estado que o acolheu e se tornou sua casa a partir de 2003 até o final de sua vida, ano de 2016.
Segundo Gabriel, o documentário registrará uma história que toca, direta ou indiretamente, a vida de diversos atores e atrizes, bailarinos e bailarinas, cantores e cantoras, musicistas, técnicos, alunos, alunas, trabalhadores do turismo, da alimentação e do público tocantinense. “O filme mostra essa figura singular que nasceu e faleceu no mesmo dia, com uma vida dedicada ao crescimento e valorização da cultura popular nacional”, disse Gabriel.
Ainda segundo ele, o projeto é um documentário que não só celebrará a vida deste profissional que tanto contribuiu com a cultura local, mas principalmente investigará e contará uma parte importante de sua trajetória: a passagem pelo antigo Norte do estado de Goiás para oficinas teatrais, a direção de espetáculos teatrais e musicais que foram sucesso de público, passando pelas salas de aula até as gestões culturais tanto da cidade de Palmas quanto do Estado do Tocantins.
Entre os principais trabalhos realizados por Marcelo Souza foram os dois Festivais de Inverno de Taquaruçu, o projeto Noites Tocantinenses, a direção dos espetáculos “Anel de Magalão”, “Trupe Atrupelo: Atrupelando os Brasis”, “Tocantins Uma Construção Permanente” e “A vida como ela é… No cordel!”, dentre outros. O documentário traz ainda depoimentos de figuras importantes do cenário cultural e político, amigos e conhecidos, que darão seus testemunhos na busca de conhecer quem era essa importante pessoa da cultura tocantinense.
Realização
O projeto é uma realização da Quiron Produção e Cultura, com a produção audiovisual da Cortexlúdico. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, promovido através da do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (ADETUC) -
Governo do Estado do Tocantins e Fundo Nacional de Cultura – Governo Federal.
Grupo Musical Jujubas
Com objetivo de resgatar as cantigas populares e apresentar ao público infantil de todas as regiões do Tocantins, o grupo de teatro Jujubas, com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), iniciou a turnê Circulação do Show Jujubas por várias cidades do Estado, com uma banda musical apresentando um repertório com canções do universo infantil, reunindo elementos cênicos no espetáculo.
O Circulação do Show Jujubas apresenta canções clássicas do cancioneiro popular como Sambalelê, Peixe Vivo, Corre Cotia, Peixe Vivo, O Sapo, A Barata e muito mais em um formato bastante irreverente. O Grupo Jujubas é formado por Veridiana Barreto, Viviane Pereira, Frederico Garibaldi, Renan Conde, Cleyton Silva, Joseh Alberto e Pedro Sousa.
A estreia da circulação ocorreu na quarta-feira, 20, no Centro das Crianças, no município de Porto Nacional. Cerca de 100 crianças atendidas pelo projeto social prestigiaram o espetáculo, que envolveu e interagiu com o público a cada canção executada. A apresentação contou com a participação especial do Grupo Tambores do Tocantins e contou com apoio da Consaúde. Já nesta quinta-feira, 21, o Grupo Jujubas se apresentou na unidade do Sesc em Paraíso do Tocantins.
Em Palmas, o projeto Circulação do Show Jujubas, se apresentará no dia 28 de outubro, às 14h30 no Teatro Sesc Palmas, com transmissão ao vivo e de graça pelas redes sociais. A entrada é franca e a limitação de público é de 100 pessoas.
Proponente do projeto e também musicoterapeuta, Veridiana Barreto explica que as brincadeiras são de extrema importância para o desenvolvimento da criança. “Com musicalidade e presença de rimas fáceis de memorizar, essas cantigas do cancioneiro popular são muito utilizadas na educação infantil pois estimulam a imaginação, a atenção, coordenação motora, agilidade, a noção de espaço, além de promover o companheirismo e o senso de coletividade entre as crianças”, justificou.
“O espetáculo tem uma função importante para o setor cultural, pois possibilita que as crianças tocantinenses tenham acesso ao teatro e, principalmente, o resgate de canções infantis que estimulam o imaginário e o processo de socialização, formação e educação das crianças”, enfatizou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.
Projeto
O projeto Circulação Show Jujubas foi contemplado pela Lei Aldir Blanc Tocantins, do Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, via Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura. Além dos shows será oferecida a Oficina de Musicalização Ritmada, que será disponibilizado por meio do canal do grupo no YouTube para os parceiros e comunidade em geral.
Por Cinthia Abreu, Zenilda Drumond e Ascom Adetuc