Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade são alguns dos itens avaliados pelo corpo de jurados técnicos na fase de degustação que dos inscritos no 11º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). A avaliação começou na tarde desta segunda-feira, 12, e vai até o dia 20, na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), na Arse 33, Avenida NS-10, Área Verde, Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
Nesta edição, todas as 130 receitas que foram inscritas dentro das normas do edital passarão por esta etapa de degustação. O preparo dos pratos será avaliado por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas. Eles selecionarão os 50 melhores para participar desta edição do festival, nos dias 06 a 10 de setembro.
Estreia na gastronomia
Ainda aparentando visível nervosismo, o iniciante no mundo gastronômico Adriano Rodrigues disse estar ansioso para apresentar seu prato e que quer muito participar do circuito gastronômico neste ano. “Eu me inscrevi pela primeira vez, cozinho por hobby, msd estou querendo entrar no mundo da gastronomia, e o FGT é uma grande vitrine para eu poder começar o meu negócio”, disse.
Integrante do júri técnico e presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Tocantins (Abrasel-TO), Ana Paula Seti lembra que é importante a fase de degustação para poder avaliar a preparação do prato no geral. “Nesta fase podemos realmente analisar o sabor, a textura e a originalidade do prato”, explicou a jurada.
O presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, também ressalta a importância de da fase de degustação no FGT. “Antes tínhamos uma fase anterior que eliminava alguns candidatos pela receita inscrita, mas sabemos que muitas pessoas sabem fazer um excelente prato, mas não conseguem passar para o papel tudo o que sabem fazer. Por isso, vamos dar oportunidade a todos os inscritos prepararem suas receitas para a análise do júri técnico”, ressaltou o gestor.
Preparo do prato
Para a avaliação da degustação, o participante deverá comparecer à sede da Agtur, em data e horário relacionados abaixo, e executar a preparação e a montagem dos pratos, conforme será comercializado durante o 11º FGT (nos mesmos recipientes/embalagens de comercialização). Nesta etapa serão disponibilizados 15 minutos para cada participante, devendo este executar o pré-preparo necessário para apresentação do prato em tempo hábil. O participante deverá levar os utensílios necessários para preparação (panelas, frigideiras, talheres e etc). Cada um deverá entregar aos jurados a receita da degustação digitada e impressa. Os custos de ingredientes e utensílios adicionais para apresentação da preparação concorrente serão de responsabilidade do participante. No dia da apresentação dos pratos, a Agtur disponibilizará estrutura com pia, fogão, forno e gás. Toda preparação montada será fotografada por profissional para divulgação e uso no material gráfico e digital do 11º FGT.
Dia 13/06
Dia 13/06
Dia 14/06
… [Mensagem cortada] Exibir toda a mensagem
8,72 GB (29%) de 30 GB usados Powered by Última atividade da conta: Há 4 minutos Detalhes |
Mostrar detalhes |
Festival gastronômico de Taquaruçu: Começa fase de degustação
Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade são alguns dos itens avaliados pelo corpo de jurados técnicos na fase de degustação […]
Mais lidas
º
Policial
Alarmante! Tocantins tem presença de facções criminosas em 9 municípios, aponta estudo
Em dezembro 11, 2024
Prefeitura tocantinense antecipa réveillon e assunto repercute nas redes sociais
Em dezembro 10, 2024